Cia Irmãos Sabatino traz a magia do circo e acrobacias aéreas para o 18º FIB

A Cia Irmãos Sabatino apresenta no Festival de Inverno de Bonito o espetáculo “Cabaret Volant”, de variedades circenses com temática aérea. Um repertório inusitado que combina voos e poesia, valoriza a virtuose e cria o inesperado. Muita concentração, acrobacias e suspense, aliados ao bom humor, são os ingredientes utilizados no trapézio de voos, tecido acrobático e barra fixa.

A história presta uma homenagem aos cabarets franceses da Belle Époque, do século XIX. Dançarinas e um apresentador apaixonado, que quer se casar a qualquer custo, dão início a uma série de confusões, entremeadas por atos performáticos de cair o queixo.

“Cabaret Volant tem estrutura grande, traves de trapézio, acrobacias com barras fixas, arame. É uma estrutura que necessita de atenção especial para montar, logística de transporte, o que acaba fazendo com que o espetáculo fique mais robusto, propício para ser apresentado em momentos especiais, para datas especiais”, diz Martin Sabatino, um dos integrantes da companhia.

Martin se entusiasma quando fala da característica de comemoração que o espetáculo tem. “É um espetáculo de comemoração, de festa, comemora a vida, o sonho, realizar o sonho. Nesse ambiente de cabaret francês com danças e coreografias aéreas, comemora a vida, a essência do sonhar, do ser livre e do voar. Quando a gente sai para uma apresentação tem sensação de contentamento de realização. É muito forte, pega o público nesse desejo devoar, no sonho de voar, usa o panorama dos cabarets franceses como pano de fundo, como cena dramatúrgica para poder contar ao público uma história de quão importante é sonhar e conquistar os seus sonhos”, diz, entusiasmado.

Mestres acrobatas, os Irmãos Sabatino (Martin e André) se especializaram em aparelhos que possibilitam grandes voos, como os trapézios em balanço, de voos e petit volant. Além disso, faz parte do seu repertório técnico ações realizadas nas alturas através da utilização de equipamentos de resgate, escalada e alpinismo, tirolesas, pêndulos, ações verticais, coreografias nas paredes, cordas elásticas, ações suspensas por balão de ar quente, sempre impactando os espectadores com ações inusitadas.

Os irmãos Sabatino foram ginastas, iniciaram sua pesquisa acrobática no final dos anos 1980. Relacionaram-se em vários contextos, integrando importantes grupos do meio circense nacional e internacional. Em 2009, sentiram a necessidade de construir e criar recursos para o desenvolvimento de suas próprias formas de expressão artística, a fim de produzir uma identidade.

“Ficamos impressionados com o retorno do público, a linguagem que estava apontando naquele momento agradou muito. Desde o início havia alto nível acrobático, colocando repertório de humor, cômico, mesclando as duas coisas. Então, aumentou a motivação dos irmãos em dar continuidade a esse processo”, explica Martin. E desde então o grupo vem amadurecendo a linguagem, fortalecendo técnicas dramatúrgicas, de encenação com expectativa de continuidade nos trabalhos.

Quando a companhia recebeu o convite para o Festival de Inverno de Bonito houve uma sensação no elenco todo de contentamento, por tratar-se de um evento já consolidado, “com vasta programação e muitos anos de história”, afirma Martin. “Fazer parte da programação do FIB é consolidar mais uma vez o nome da companhia. É uma honra e um prazer fazer parte dessa programação. Sem mencionar o aspecto turístico da cidade, a vontade de conhecer Bonito, sentimento de toda a equipe. Boa parte do elenco vai ficar uns dias a mais. Pedimos para a produção mudar a data de passagem de retorno para o elenco conhecer mais a cidade”, finaliza Martin.

Confira a apresentação de “Cabaret Volant”, da Cia Irmãos Sabatino, no 18º Festival de Inverno de Bonito. Dia 28 de julho, sexta-feira, às 18 horas, na Praça da Liberdade.

Fotos: Paulo Barbuto