Projeto “Rede Hip Hop: Arte no Entorno” encerra atividades com apresentações gratuitas neste sábado

Campo Grande (MS) – A Praça do Rádio, em Campo Grande, recebe neste sábado (8 de dezembro), às 19 horas, apresentações gratuitas de alunos que participaram do projeto de dança “Rede Hip Hop: Arte no Entorno”. As coreografias são frutos de oficinas de danças urbanas realizadas entre maio e novembro deste ano, contemplando crianças com mais de 10 anos, jovens e adultos de Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Terenos e na comunidade Furnas do Dionísio em Jaraguari. O projeto contou com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais do Governo do Estado.

Por meio da circulação de oficinas, a proposta do projeto foi aproximar, democratizar o acesso e estimular iniciativas ligadas ao movimento Hip Hop. As aulas foram realizadas durante seis meses, com encontros semanais; conduzidas pelos professores Irineu Ruach e Reginaldo Borges e pelas professoras Ariane Nogueira e Jackeline Mourão. A produção fica a cargo de Ralfer Campagna, Marcos Mattos e Kelly Queiroz.

Divulgação / Isabela Ferreira

“As cidades foram receptivas com a proposta e, durante seis meses, aproximadamente 200 pessoas passaram pelas atividades do projeto. Os professores, sob orientação da coordenadora e arte educadora Kelly Queiroz, colocaram em prática um plano pedagógico criado especialmente para o projeto. Todos os municípios passaram por vivências similares, mas também foram estimulados a criarem os seus próprios caminhos a partir do contexto e demanda na qual estavam inseridos. O resultado será apresentado na Mostra de Danças Urbanas do Encontro Rede Hip Hop, nosso evento de encerramento das atividades”, conta Ralfer.

Encontro Rede Hip Hop

No sábado (8) acontece o grande encontro entre os participantes do “Rede Hip Hop: Arte no Entorno”. Com o propósito de integrar os alunos dos diferentes municípios, durante o dia serão realizados workshops de danças urbanas, conduzidos pelos profissionais Roger Pacheco e Livia Lopes. Também haverá a apresentação do espetáculo ‘Plagium?’, da Cia Dançurbana. A programação será encerrada de noite com a Mostra de Danças Urbanas com apresentações das turmas atendidas, além de grupos e companhias locais. Todo o evento é gratuito.

Divulgação / Isabela Ferreira

“Foi a nossa primeira experiência nessas comunidades e agora, ao fim do projeto, percebemos a importância em dar continuidade nesta parceria com a gestão de cada município, fortalecendo e ampliando a iniciativa para que mais pessoas tenham acesso a arte e a cultura”, finaliza Ralfer.

Serviço: a Mostra de Danças Urbanas do Encontro Rede Hip Hop acontece neste sábado, às 19 horas, na Praça do Rádio, no centro da capital. Mais informações pelo telefone (67) 99236-8476 ou pelo Facebook www.facebook.com/paginaredehiphop

O projeto tem investimento do Fundo de Investimentos Culturais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania e do Governo do Estado. Além disso, a Mostra de Danças Urbanas conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR.

Divulgação / Isabela Ferreira

Apoio

Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul

Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo

Prefeitura Municipal de Terenos

Prefeitura Municipal de Jaraguari

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR

Produção

Ralfer Campagna

Marcos Mattos

Kelly Queiroz

Reportagem: Isabela Ferreira