Saiba mais sobre o Centro Cultural

HISTÓRICO

O Centro Cultural de Mato Grosso do Sul foi fundado através de decreto do Governador Wilson Barbosa Martins em 11 de outubro de 1984, localizado na Rua 26 de Agosto, antiga Rua Velha que é considerada a primeira rua de Campo Grande. Segundo Idara Duncan foi de grande importância o empenho de Nelly Martins, artista plástica e à época primeira dama do Estado, no sentido de materializar o primeiro espaço físico exclusivamente destinado à cultura em Mato Grosso do Sul.

No terreno onde se localizava a antiga usina elétrica (1919), foi construído na década de 60 o prédio do Fórum da Comarca de Campo Grande.

Na década de 80 o Fórum foi transferido para o edifício onde funcionavam as repartições públicas do Estado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, que por sua vez foram transferidas para o recém construído Parque dos Poderes. Então, aproveitando a edificação do antigo fórum, foi fundado o Centro Cultural de Mato Grosso do Sul.

No dia 20 de dezembro de 1989, através da lei 1.029, sancionada pelo Governador Marcelo Miranda, o Centro Cultural de Mato Grosso do Sul recebeu a denominação Centro Cultural José Octávio Guizzo homenageando o advogado, historiador, estudioso do folclore, cineasta, estimulador de talentos, produtor cultural, músico, poeta e ex-presidente da Fundação de Cultura, falecido no dia 20 de novembro do mesmo ano. Houve também em 1989 uma reforma do Centro Cultural e a construção do anexo com o teatro.

O Centro Cultural abriga salas com nomes de personalidades relacionadas à cultura como Teatro Aracy Balabanian, Sala Rubens Corrêa, Sala Conceição Ferreira, Galerias Wega Nery e Ignês Corrêa da Costa.

Funcionou também no Centro Cultural a Biblioteca Isaías Paim, atualmente instalada no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, a Pinacoteca Estadual que deu origem ao Museu de Arte Contemporânea (MARCO) e a Filmoteca que funciona hoje no Museu de Imagem e do Som (MIS).

Reformas

O edifício já passou por várias reformas ao longo do tempo,  em 1996, renovou todo o revestimento externo e criou um novo acesso, independente ao teatro. Em 2009 recebeu investimentos que proporcionaram um melhor atendimento ao público do espaço cultural.

O local já abrigou espetáculos com renomados artistas regionais e nacionais, cursos e oficinas englobando a diversidade cultural com exposições ímpares e mostras de filmes, além de uma gama de ações culturais que tomaram todos os espaços da unidade. Com a participação de grandes ícones da cultura sul-mato-grossense, a história do Centro Cultural reverencia a rica e diversa identidade de Mato Grosso do Sul.

Em 2009, uma verba destinada à revitalização do Centro Cultural José Octávio Guizzo permitiu a conservação, modernização e reforma deste espaço referencial da cultura sul-mato-grossense, o primeiro exclusivamente destinado à cultura no estado.

Os recursos foram da ordem de R$ 415.561,00, provenientes de emenda complementar apresentada pela Senadora Marisa Serrano ao Ministério da Cultura (MinC); deste montante R$ 84.000,00 foi a contrapartida do governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Entre as ações de revitalização, destacaram-se a troca do sistema de climatização, reparos nas instalações, pintura, paisagismo, adequação de acessibilidade e criação de interligação entre o Centro Cultural e o Memorial da Cultura, viabilizando-se a ampliação de usos para atender ao público com maior conforto e eficiência em suas dependências, já que o Centro Cultural abriga, além do Teatro Aracy Balabanian no pavimento superior, diferentes salas e galerias e ampla parte externa, com espaços de múltiplos usos.

 

ATRIBUIÇÕES

Ao Centro Cultural “Dr. José Octávio Guizzo”, criado pelo Decreto n. 2.207, de 5 de setembro de 1993, diretamente subordinado à Gerência de Desenvolvimento e Difusão de Programas Culturais, compete:

I – democratizar o acesso às atrações e aos espaços culturais, propiciando à comunidade em geral um contato mais amplo com a arte;

II – ampliar o conhecimento e ações culturais da comunidade através da realização de atividades artísticas e culturais;

III – realizar espetáculos, oficinas, workshops, palestras e seminários relacionados às artes e à cultura em geral;

IV – proporcionar exposições das obras de artistas locais, preferencialmente, daqueles que não contam com espaços para divulgar seus trabalhos;

V – realizar sempre que possível apresentações para comunidades carentes e estudantes, afim de possibilitar maior contato com as diversas formas de arte;

VI – organizar palestras com temas culturais, relacionando-os com temas sociais, econômicos, ambientais, profissionais, etc;

VII – realizar encontros com artistas para discutir ações culturais, visando a união, a difusão e a ampliação da visão cultural local;

VIII – organizar o agendamento dos eventos a serem realizados no Teatro Aracy Balabanian, bem como nos outros espaços e salas auxiliares do Centro Cultural;

IX – supervisionar os serviços de bilheteria, camarim, telefonia, portaria, limpeza, segurança e informações do Teatro e de seus espaços auxiliares;

X – providenciar, junto aos setores competentes, as ações necessárias para o bom funcionamento e a conservação dos equipamentos sob sua responsabilidade;

XI – exercer outras atribuições correlatas que lhe forem conferidas.

 

VISÃO

Contribuir para a formação de cidadãos críticos e apreciadores da cultura em toda a sua diversidade, dela se utilizando como referência no aprendizado, lazer e sobrevivência.

 

PERSONALIDADES

Conheça um pouco mais sobre as personalidades homenageadas por este espaço cultural:

José Octávio Guizzo

Aracy Balabanian

Rubens Corrêa

Conceição Ferreira

Wega Nery

Ignês Corrêa da Costa

 

ESPAÇOS PARA ENSAIOS

O Centro Cultural José Octávio Guizzo disponibiliza gratuitamente espaços culturais para agendamento de ensaio semanal para pessoas/grupos nas áreas de teatro, dança e música nos períodos matutino, vespertino e noturno.

O interessado deve encaminhar e-mail para centrocultural.jog@gmail.com informando o nome do espetáculo, a data e o local de apresentação, além do dia, horário, espaço desejado para ensaio, nome do responsável e aguardar a confirmação do agendamento. Mais informações: 3317-1795.

Os espaços disponíveis para agendamento são:
 

Ateliê de Artes
Sala Conceição Ferreira
Sala Rubens Corrêa
Sala Central
Sala de Música

 

EXPOSIÇÕES

Atualmente o Centro Cultural José Octávio Guizzo, disponibiliza dois espaços direcionados a exposição de Artes Visuais: Galeria Wega Nery e sala Ignês Corrêa da Costa.

Galeria Wega Nery: Direcionada à artistas que já realizaram outras exposições e que ao longo do tempo legitimaram suas práticas na área das artes plásticas.

Sala Ignês Corrêa da Costa: É destinada a artistas iniciantes e ações institucionais de caráter cultural.

 

Conheça as exposições de anos anteriores: clicando aqui

 

PROGRAMA EDUCATIVO

QUEM SOMOS

O Programa Educativo do Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), nasceu em 2007, originando-se da responsabilidade de reconstruir um polo de atividades educativas capaz de potencializar a compreensão das diversas manifestações artísticas abrigadas nas dependências dessa casa cultural.


NOSSO OBJETIVO

Desenvolver ações que promovam a qualidade da experiência do público no contato com as variadas expressões artísticas, garantindo uma maior participação da sociedade.


O QUE FAZEMOS

O Programa Educativo promove visitas mediadas, oficinas e cursos em suas dependências divulgando sua história, visão e valores como também as atividades que variam entre Artes Cênicas, Audiovisual, Música e Artes Visuais.

 

PLANTAS BAIXAS

 

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.