Ignêz Corrêa da Costa

Nasceu no ano de 1907, na cidade de Cuiabá-MT. Foi uma Artista Plástica Brasileira. Exibiu pinturas junto com grandes nomes do movimento modernista, como Tarsila do Amaral, mas permanece desconhecida para o grande público.

Irmã de Fernando Corrêa da Costa, ex-governador do Estado de Mato Grosso.

É considerada a primeira mulher pintora mato-grossense com formação universitária. Ignêz Maria Luiza Corrêa da Costa, em vida, foi muito além do que era esperado como mulher na época. Ela teve reconhecimento, em parte, através das premiações que recebeu. Quando participou do Salão Nacional de Belas Artes ganhou medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Além de ter exibido suas obras ao lado de artistas como Tarsila do Amaral no Reino Unido, na Royal Academy of Arts em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

Um fato curioso é que ela estudou ao lado de outros grandes artistas como Mário de Andrade, que foi seu amigo e foi, também, aluna de Cândido Portinari na Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro. Em algumas de suas obras é possível ver como esse contato influenciou na sua forma de pintar e representar.

Faleceu no dia 09 de janeiro de 1985, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.