Wega Nery

Nasceu em Corumbá-MS, no dia 10 de março de 1912. Foi uma artista plástica brasileira.
Formou-se na Escola de Belas Artes de SP, em 1949. Participou de vários salões de arte, onde conquistou prêmios com seus trabalhos. É recordista de participações em Bienais de São Paulo, com 13 aparições. Tem quadros nos principais museus do país como Masp, MAC-SP, MAM-SP, Pinacoteca SP, MAM-RJ, Museu de Arte de Niterói, Museu da Pampulha, MAB-Faap, Museu de Arte de Brasília, entre outros.
Possui obras na sede da OEA (Organização dos Estados Americanos), na embaixada do Brasil em Washington, e em coleções particulares e coorporativas como Santander, Itaú, coleção Adolfo Lerner (Museu de Belas Artes de Houston), Senado Federal etc.
Sua primeira exposição individual, com desenhos, ocorreu no Museu de Arte de São Paulo (Masp), em 1955. Seguiram-se inúmeras exposições individuais e coletivas pelo Brasil afora, além de Argentina, Uruguai, Estados Unidos, México, Alemanha, França e Inglaterra.
Sua obra foi tema de dois poemas de Carlos Drummond de Andrade e um de Manoel de Barros.
Wega Nery, morreu em 2007, aos 95 anos, no Guarujá, cidade onde construiu sua casa batizada de Ilha Verde.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.