O projeto No Caminho das Águas vai levar apresentações teatrais para 14 cidades e distritos de Mato Grosso do Sul. Os locais foram escolhidos por serem banhados por importantes rios de Mato Grosso do Sul. São eles: Rio Negro, Fala Verdade, Corguinho, Rochedo, Palmeiras, Piraputanga, Camisão, Aquidauana, Miranda, Bodoquena, Bonito, Coxim, Rio Verde e Campo Grande. Serão encenados três espetáculos de bonecos do repertório da Florescer do Cerrado: Navegantes, Piraputanga e Dona Arara Vai Casar. O projeto tem investimento do Fundo de Investimento Culturais- FIC/MS, através da Fundação de Cultura e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
A proposta é descentralizar a produção cultural e levar a arte regional para crianças do interior do Estado, quase sempre esquecidas nas programações. Em distritos mais isolados, muitos alunos nunca assistiram um espetáculo de teatro. As regiões contempladas pelo projeto são cortadas por importantes rios como Rio Negro, Aquidauana, Coxim, Taquari, Miranda, Betione e Formoso, e todos necessitam de ações para sua conservação. Além de levar cultura e lazer, a ideia é sensibilizar o público ribeirinho para preservar os rios que passam pela sua região. Todos os trabalhos abordam a necessidade de preservação ambiental, destacando o que cada um pode fazer para proteger a natureza.
O projeto No Caminho das Águas vai ser lançado em Campo Grande no dia 4 de maio, sábado, às 17 horas, na Praça do Preto Velho durante a Feira Ziriguidum. No lançamento vai ser apresentado o espetáculo Navegantes.
Espetáculos de Bonecos
Serão apresentadas três peças de bonecos que abordam a temática ambiental. Navegantes faz um passeio pelos rios brasileiros, misturando teatro de rua, atores, bonecos, resultando num espetáculo divertido, interativo e cheio de surpresas. Os temas abordados são o acúmulo de lixo, o desmatamento, poluição dos oceanos, entre outros. Tudo narrado de forma sensível e lúdica. Dona Arara vai casar conta a história de Arareca, uma arara azul, que vai se casar para tentar salvar sua espécie de extinção. Acaba sendo sequestrada e resolve ir para cidade conscientizar os seres humanos a adotarem medidas de conservação da natureza. O espetáculo aborda a questão das queimadas, tráfico de animais, poluição dos rios. São mais de 50 bonecos em cena, numa aventura pelas terras pantaneiras. Piraputanga acompanha as aventuras de uma peixinha numa viagem para o mar. A música acompanha a sua jornada, cheia de perigos e emoções.
Oficinas
Em oito localidades, serão oferecidas oficinas para professores de Teatro de Papel, Confecção e Manipulação. O objetivo é ensinar uma técnica que utiliza recursos simples e disponíveis nas escolas, viabilizando a montagem de espetáculos com os alunos. As aulas acontecem em Campo Grande, Rochedo, Fala Verdade, Piraputanga, Camisão, Rio Verde, Coxim e Miranda. Segue o cronograma das apresentações, que acontecem no mês de maio.
Cronograma de apresentações
04 DE MAIO – Lançamento do projeto em Campo Grande
17 horas- Praça do Preto Velho – Feira Ziriguidum
Espetáculo Navegantes
Espetáculo Piraputanga
RIO NEGRO – Dia 07 de maio, às 9h
Escola Municipal São Francisco
CORGUINHO – Dia 07 de maio, às 14h30
Local: Escola Municipal Frei Otávio João Simionato
FALA VERDADE – Dia 08 de maio, às 9h
Sala de Extensão Teophilo Massi
ROCHEDO – Dia 08 de maio, às 14h
Escola Doce Saber
Espetáculo Navegantes
COXIM – Dia 21 de maio, às 13h30
Local: Escola Municipal Marechal Rondon
RIO VERDE – Dia 22 de maio, às 8h
Local: Escola Municipal José Duailibi
Espetáculo Dona Arara vai Casar
PALMEIRAS – Dia 23 de maio, às 8h
Escola Municipal Nero Menezes de Ávila
PIRAPUTANGA – Dia 23 de maio, às 10h
Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro
CAMISÃO – Dia 24 de maio, às 10h
Escola Municipal Franklin Cassiano
ANASTÁCIO – Dia 24 de maio, às 15h30
Escola de Educação especial José Ravazzi
Espetáculo Navegantes
MIRANDA – Dia 28 de maio, às 19h
Praça Agenor Carrilho
BODOQUENA – Dia 29 de maio, às 9h
Centro de Convenções Serra da Bodoquena
BONITO – Dia 29 de maio, às 15h30
Escola Municipal Prof. Durvalina Dorneles Teixeira
Mais informações sobre o projeto com Lu Bigatão Rios pelo telefone (67) 99221-6057.