Começou nesta quarta-feira (25), em Asunción (PY) mais uma edição anual do G5 Concexiones Internacional Reciclarte 2024″, um evento que reúne produtores culturais, artistas, gestores, agências, profissionais das indústrias criativas e culturais com direcionamento também para o Meio Ambiente.
A abertura contou com a presença de diversas autoridades paraguaias, além de representantes do Brasil (Mato Grosso do Sul), Argentina e Uruguai. Uma apresentação musical com canções e danças típicas foi apresentada aos presentes. O evento que encerra na sexta-feira (27) a parte cultural, prosseguirá por sua vez no sábado (28) e domingo (29), na cidade de San Bernardino, no Jose Asunción Flores Amphitheatre onde ocorrerá uma reunião e palestras com os profissionais que trabalham com o Meio Ambiente.
A ideia do evento, segundo os organizadores é de explorar as interligações entre cultura e sustentabilidade ambiental, e com a vontade de instalar o conceito de que “a arte educa, cria e conscientiza, forjar o caráter e colaborar com o desenvolvimento das pessoas, bem como da economia local e o bem-estar social”, gerando conjuntamente políticas e ações que apoiem essas causas, para que as indústrias, a partir daí, iniciem o caminho para produções mais sustentáveis e conscientes.
A Fundação de Cultura levou dois representantes para essa imersão sobre como o circuito cultural guarani e a cultura da América Latina pode ser mais difundida em MS. Para Eduardo Mendes, diretor-presidente da FCMS, “é muito importante eventos como esse, pois sabemos que ultrapassar fronteiras com a nossa cultura e entender as vertentes dos nossos irmãos latinos só tem a acrescentar para as ações da Fundação, nossos representantes no evento com certeza virão com uma alta bagagem que vai somar às nossas estratégias culturais”.
Programação da quarta-feira do shows musicais que acontecem no Puerto de Asunción foi repleta com bandas e uma musicalidade variada e para todos os gostos e o destaque ficou com a MC indígena de MS, Anarandá: Afro Mana, Tekovete, Blood Beatz, Oudi The Kidd , Ndaipori Frontera, Negroovs, Anarandá, Alon, Evorec, Pura Inercia, Isossa, Kamba, Ndaipuri e Mateu Fretes.
Texto e foto: Ana Ostapenko