Homenageados

Nascida em 23/08/1950, mãe de três filhos e avó de três netos, a professora Carmem Aparecida de Almeida Bernardes Barcelos é natural do município de Aparecida do Taboado e faz parte história da cidade e do Estado pelo grande trabalho educacional realizado.

Em 1978 implantou a primeira sala de alunos especiais dentro do ensino regular e segundo grau e, desde a sua infância, vem bordando sua história com graça e beleza.

Trabalhando com crochê, bordado da vovó e crivo português, faz da sua arte e do seu artesanato a expressão máxima do amor. Carmem Aparecida borda desde os nove anos de idade e tem a inspiração em sua madrinha que era uma bordadeira de mão cheia. 

Realiza também atividades voluntárias em Entidades Filantrópicas, em Associações de Artesãos e Igrejas, sem fins lucrativos.

 

Elizabeth Marques é uma artista autodidata. Já entalhou madeira e produziu peças diversas com materiais retirados da natureza, mas é na cerâmica que consegue expressar seu talento e estilo ao retratar tudo que seu imaginário se encanta.

Os animais da região pantaneira, imagens sacras com uma pitada de regionalismo, personagens que remetem a ela uma ligação artística ou histórica são diversas referências que foram e vão se formando com a vivência de uma alma inquieta, aventureira e feliz.

Criada na fazenda em fronteira com o Paraguai, Beth Marques vem de uma família grande. Seu pai, gaúcho e com talento para lida no campo, e sua mãe, paulista que estudou nas Belas Artes, tiveram sete filhos, todos com algum talento artístico.

Essa atmosfera de sua infância entre a natureza, entre os índios e a população de fronteira trouxeram pra sua formação o gosto pela terra, plantas, animais e pela liberdade.

A argila foi o encontro perfeito dessa construção: da modelagem do barro e sua culminância na queima, no momento em que vira brasa e se condensa como um segundo cheio de boas memórias, de boas lembranças e de bons sentimentos.

Portfólio: https://elizabethmarquesbe.wixsite.com/portifolio

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.