Campo Grande (MS) – Celebrando o Dia da Consciência Negra (que é comemorado em todo o país em 20 de novembro), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza nesta segunda-feira (20), por meio do Museu da Imagem e do Som, exibições de curtas-metragens que abordam a história, a memória, as origens e a valorosa cultura das comunidades negras do Brasil. As exibições são gratuitas.
Os filmes serão exibidos em duas sessões (manhã e tarde) e terão como plateia duas turmas no Instituto Mirim de Campo Grande. Logo após as apresentações, está marcado um debate com o subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Leonardo de Oliveira Melo e com o artista plástico e gestor da Fundação de Cultura, Galvão Pretto.
Confira os filmes que serão exibidos nesta segunda em celebração do Dia da Consciência Negra:
Mata…Céu… e Negros
Direção: Claudia Aguirre
Duração18’47”
O documentário pretende resgatar parte da memória dos poucos descendentes negros da região de Antônio Carlos, localidade próxima a Florianópolis, ainda segregados em algumas comunidades do município e que em outros tempos constituíram a maioria da população, quando as fazendas locais produziam com mão de obra escrava.
Tia Eva
Direção: Ana Carla Pimenta e Vânia Lúcia Duarte
Duração:6”08”
Retrato de Tia Eva, ex-escrava que chegou em Campo Grande em 1905, época da formação da cidade, na visão de seus descendentes que lutam para manter viva as origens e as tradições de uma comunidade quilombola.
Do Meu Lado
Direção: Tarcísio Lara Puiati
Duração:14 min
As vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, começam a se cruzar quando uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas.
Serviço: O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, Centro.
Telefones: 3316-9178 / 3316-9141. A entrada é franca.