Campo Grande (MS) – A manhã desta quinta-feira (28) foi de muita alegria na Biblioteca Estadual Isaias Paim. As crianças se divertiram muito e aprenderam sobre cultura popular brasileira no período de carnaval durante o projeto Carnateca.
A programação foi toda voltada para o público infantil, com apresentação do Grupo Unicórnio de Teatro, com a peça “A Sopa de Pedra”, contação de histórias sobre “Contos Carnavalescos” e o folguedo do “Boi de Carnaval”.
Alunos de escolas particulares e públicas e crianças levadas pelos pais se divertiram muito com o folguedo do “Boi de Carnaval”, que contou a história do boi que teve sua língua arrancada para alimentar uma menina e foi salvo pelo pajé da fazenda.
Mariana de Castro, acadêmica de Artes Cênicas da UEMS e estagiária da Biblioteca, foi quem conduziu a brincadeira com o boi. “Na manifestação popular é muito importante a alegria, as manifestações populares têm isso, é o sangue pulsando. Valorizar nossa cultura brasileira é muito importante. Temos mais de 300 grupos de bois no Brasil. São manifestações populares que acontecem em vários lugares e se tornam tradição porque são passadas oralmente de geração em geração”, explica para as crianças.
Maria Fernanda Sanches, de 12 anos, estudante da 8ª série, achou a brincadeira muito divertida. “Você se abre, é emocionante. Já ouvi falar de algumas histórias na escola, mas não muito. Aprendi várias coisas”.
Felipe Ferreira, de 12 anos, e Luiz Henrique, de 13, ambos estudantes da 8ª série, acharam a experiência muito diferente. “Às vezes a gente fica muito preso na sala de aula. Aqui é muito bom pra ter cultura, ler livros, conhecer as tradições e músicas”, diz Felipe. “A gente pode vir aprender. Eu não sabia muito sobre essas histórias, aqui aprendi muita coisa”, diz Luiz Henrique.
Felipe Ferreira (esq.) e Luiz Henrique (dir.)
Para Mariana, as manifestações que acontecem no carnaval no Brasil vão agregar conhecimento para a formação cultural das crianças. “Aqui em Mato Grosso do Sul não se vivemos a tradição como no Nordeste, mas precisamos conhecer porque é cultura brasileira. No Projeto Carnateca nós a cada ano buscamos trazer uma manifestação específica do país para as crianças conhecerem este macrocosmo que é o Brasil”.
Eleuzina Crisanto de Lima, coordenadora da Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim, explica que o Carnateca é um projeto de leitura da história do carnaval. “A maioria não conhece a história do carnaval, que é uma festa antiga. Criou-se o Carnateca para que as crianças conheçam nossas histórias brasileiras e para promover a integração entre elas. No Carnateca elas brincam e aprendem juntas”.
Fotos: Nivaldo Júnior