O presente projeto, UBUTRans, contemplado no Fundo de Investimentos culturais – FIC/ 2022, com aporte R$ 219.366,00 propõe uma leitura metafórica, dialética a partir das subjetividades de seus proponentes e seu público, na busca de um lugar onde o formar, o transformar, o rever e o pensar novos caminhos sejam hábitos e fronteiras sejam metáforas transpassáveis.
O Fundo de Investimentos Culturais estimula desde 2002 a criação, a produção e difusão das manifestações artístico-culturais em todos os municípios sul-mato-grossenses. Instituído pela Lei 2.366/2001 e reorganizado pela Lei 2.645/2003, o FIC tem como princípio prestar apoio financeiro a projetos culturais da comunidade, fomentando o mercado artístico e diminuindo a distância do público com as mais diversas manifestações, tradições e valores da cultura. Em 2023 o edital do FIC foi de R$ 8 milhões, contemplando 58 projetos, os projetos são aprovados em duas etapas, uma documental e uma de mérito, onde o Conselho Estadual de Políticas Culturais analisa cada projeto enviado.
Os editais do FIC promovem a democratização de acesso a recursos para as áreas de música, dança, teatro, artes plásticas, audiovisual, literatura e festas populares. Os selecionados participam de programas e ações executadas pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul no decorrer do ano, estimulando a valorização e difusão das manifestações artístico-culturais do Estado.
No projeto o termo Trans, diferente do que foi dito pelo ex-deputado, não tem nenhuma relação com a questão LGBTQIA+, mas, sim, refere-se ao trans de ‘transformando’, de transformar caminhos e fronteiras e de ‘transportar’, é transportar a visão dos educadores e do público para além do que se considera inatingível, posto e permanente.
O projeto atingirá 9 cidades da região sul-fronteira (Ponta Porã, Bela Vista, Aral Moreira, Amambai, Coronel Sapucaia, Paranhos, Tacuru e Rio Brilhante) e contempla um dos objetivos do FIC que é a disseminação da cultura e a divulgação cultural em todos os 79 municípios do estado.
O grupo UBU completou em setembro de 2022, 31 anos de trajetória, perfazendo 16 espetáculos, 5 performances, 5 prêmios nacionais conferidos pela FUNARTE e MINC, além de temporadas em MS, MT, GO, SP e RJ.
A peça Porca Prenha está em cartaz desde 2003 e a peça A Moça da Cidade está em cartaz desde o ano 2000.