Campo Grande (MS) – O público do lançamento do MS Cultural respirou arte e cultura na noite desta segunda-feira (05) que aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Fundação de Cultura, divulgou o calendário de ações da Fundação de Cultura em 2024 e lançou o hub MS Cultural.
Com intervenções artísticas como o receptivo realizado por duas atrizes que simularam o desfile de dois pavões fêmea, a performance teatro musical “Desejos” e um número com tecido acrobático feita pelos “Pássaros do Paraiso”, no qual duas artistas representaram o voo de araras azuis. A intervenções aconteceram sob a direção teatral de André Tristão. “É uma alegria a gente poder ter um evento desse, uma retomada convidando os artistas e podendo oferecer um evento de qualidade para a sociedade e autoridades com a cultura tendo este respiro novamente dentro dos eventos. Fazia muito tempo que a gente não via isso. Foi muito bom poder trazer essa luz da esperança e do desejo que a gente tem para o nosso Estado dentro da nossa cultura”, afirmou. E complementou: “Espero que neste começo de ano possamos expandir e fazer com que a cultura chegue em vários cantos do Estado, criemos novamente esse movimento e que ele seja íntegro e acessível”.
A recepção que representou a classe musical do Estado ficou por conta do grupo El Trio com participação especial de músicos da banda Aldeia Black Jazz. “Eu acho que a importância de ter músicos que movimentam a cena artística da cidade e do Estado num evento que é sobre as atividades culturais planejadas para 2024 é incrível e eu me considerando da nova geração de músicos, poder participar de uma iniciativa tão importante é muito gratificante por dar visibilidade para nossa banda de dar oportunidade que novos artistas venham participar nos próximos anos”, destacou o músico Adriel Santos. O El Trio é formado por Adriel na bateria, Gabriel Basso no contrabaixo e Gabriel de Andrade na guitarra. Aldeia Black participou com os músicos Otávio Neto no teclado e Júnior Matos no sax.
A cultura gastronômica também esteve presente por meio do menu degustação da culinária regional que trouxe iguarias deliciosas ao público. Como entrada foi servido ouriço de carne de sol com geleia de pimenta, saltenha de frango o toque de pequi e cubo de sopa paraguaia ao molho de queijo quente. O prato principal foi macarrão de comitiva, pintado ao Urucum, arroz Carreteiro e escondidinho de carne de sol. A cocada quente com gelato figurou como sobremesa.
MS Cultural
Projetadas para fomentar e valorizar as inúmeras práticas culturais existentes no Estado, as ações do MS Cultural têm como meta gerar oportunidades e acesso amplo e irrestrito a toda a população, dada a importância da cultura na formação cidadã do sul-mato-grossense, marcada pela diversidade e forte associação com o meio ambiente.
Texto: Gisele Colombo/FCMS
foto: Daniel Reino/FCMS Ricardo Gomes/FCMS