Campo Grande (MS) – No palco, nenhum espetáculo é igual ao outro. E os duzentos adolescentes alunos de colégios estaduais e do próprio Sesc que estiveram na plateia do Teatro Prosa nesta quinta-feira (1º de setembro), ganharam uma grande apresentação para chamar de sua. A estreia em solo campo-grandense do espetáculo Improcedente.
Realizado pela Uma Companhia, grupo de Belo Horizonte (MG) que fará outras duas apresentações no mesmo palco nesta sexta e sábado (2 e 3 de setembro), Improcedente explora a linguagem da improvisação teatral, mesclando humor e muita adrenalina. Além de contar com sugestões do público, as histórias encenadas se inspiram em clássicos do cinema, da literatura e da cultura pop.
Na peça, os atores não sabem o que vão fazer, nem o público sabe ao que vai assistir: cada noite é uma surpresa inédita. E o público é um elemento essencial para a proposta, já que é ele quem sugere, na entrada do teatro, os estímulos que os atores utilizarão para improvisar as histórias. “Este é um espetáculo que nunca se repete. O que apresentamos hoje não será o mesmo amanhã. Pois quem o dirige em seus detalhes é quem está sentado na plateia”, explica o ator Fabiano Lana.
“É muito legal participar assim. Meu disse que personagem o ator seria, e ele se transformou. Foi muito engraçado. Gostaria de ver mais peças assim”, avalia Mayara Oliveira, de 13 anos, estudante da rede estadual de ensino.
Além das duas apresentações, que acontecerão às 19h30 nos dias 2 e 3 de setembro, o grupo realizará mais uma encenação reservada a alunos de escolas públicas nesta sexta, às 14h30, no Teatro Prosa. Todas as sessões contam com a presença de tradutor de libras e entrada franca.
Improcedente – A peça é o quarto trabalho da Uma Companhia, grupo que há 10 anos pesquisa e difunde a improvisação teatral como espetáculo. No repertório estão espetáculos como Match de Improvisação – que foi sucesso de público por 4 anos na capital mineira – e Dos Gardenias Social Club, espetáculo que acabou de realizar uma turnê nacional por 5 estados brasileiros.
É a primeira vez que o grupo se apresenta no Mato Grosso do Sul, e a vinda do grupo foi viabilizada pelo programa Petrobras Distribuidora de Cultura, por meio da Lei Rouanet. As apresentações também contam com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Oficina – Além dos espetáculos o grupo realiza na Capital cursos práticos voltados para professores do ensino regular e arte-educadores. Intitulada “Jogos Teatrais para Arte-Educadores: apropriar para multiplicar”, a oficina oferecerá aos participantes uma introdução ao trabalho com jogos teatrais no processo de ensino-aprendizagem, habilitando-os a construir ambientes colaborativos que sejam favoráveis à aprendizagem emancipadora. As atividades acontecem nos dias 3 e 4 de setembro no Centro Cultural José Octávio Guizzo, das 9h às 12h e as inscrições podem ser feitas através do email: umaescola@gmail.com.
Fotos: Daniel Reino