• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL
  • lgpd LGPD
Governo do Estado Governo do Estado
  • INSTITUCIONAL
    • Histórico
    • Logos e marcas
    • Legislação
      • Registros e Tombamentos
    • Modelos da PROJUR
    • Unidades
      • Arquivo Público
      • Biblioteca Pública Isaías Paim
      • Casa do Artesão
      • Centro Cultural
      • Concha Acústica
      • MARCO
      • Museu da Imagem e do Som – MIS
  • Editais
  • FIC
  • Lei Aldir Blanc
  • Mapa Cultural
  • MS Cultura Cidadã

2º Encontro Regional de Arte Educadores destaca a importância da arte como conhecimento

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 14, 2016 as 11:47 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

Corumbá (MS) – O 2º Encontro Regional de Arte Educadores, realizado na tarde desse domingo (13/11) no Muphan, compondo a programação do 13º estival América do Sul Pantanal , teve o intuito de promover a troca de informações entre os profissionais da área e levantar discussões acerca da importância da arte na grade curricular das escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

Para o gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Caciano Lima, este encontro vem chancelar o setor educativo do festival para promover a contextualização das atrações oferecidas e difundir o conhecimento da arte entre o público. “O papel do arte educador estimulando seus alunos das redes estadual e municipal a participarem das atividades oferecidas no festival é fundamental. Mesmo sendo fim de semana,muitos professores daqui combinaram visitas com seus alunos, portanto este profissional traz público e reflexão para o evento”, comemorou.

Na ocasião, a professora Denise Silva, que atua nas escolas indígenas de Miranda, apresentou seu projeto intitulado Kalivano. Nele,um material didático de alfabetização foi formulado na língua Terena e ditribuído nas escolas indígenas do município. “No mundo muitas línguas estão ameaçadas de extinção. Quando morre uma língua, morre o patrimônio imaterial de um povo. A educação indígena tem que ser diferenciada e empoderar a comunidade local. Preservar a língua é preservar a cultura”, defendeu.

O professor de artes visuais, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Paulo César Antonini, divulgou o livro “Olhar em formação: processos de criação e princípios epistemológicos das artes visuais”, patrocinado pela Fundação de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. “Esta obra vem marcar a identidade do curso de artes visuais da UFMS. Trabalhando com os eixos, poéticas visuais,arte e ensino e reflexões sobre arte, ele traz ações teóricas e práticas dos professores da universidade para contribuir com o conhecimento por meio das artes visuais”, explicou.

A professora Ana Lúcia Serrou, destacou a necessidade do arte educador buscar melhorar sua formação por meio da pesquisa para trabalhar o conhecimento de arte dos alunos. “A escola não considera a arte como conhecimento. Mas ela é conhecimento uma vez que não pode ser ensinada separada do seu contexto social”, argumentou.

A arte educadora Magda De Tone, discorreu sobre a importância do arte educador participar de eventos culturais. “Não podemos ser professores de arte se não temos a fruição da arte,se não freqüentamos espaços e eventos culturais. Olha o poder do professor arte educador com as pessoas que convivem”, lembrou.

A arte educadora Magali de Deus comemorou a iniciativa: “O legal desse encontro é saber que estão acontecendo muitas coisas bacanas na área”.

texto: Gisele Colombo -FCMS
foto: Elis Regina

Publicado por: nwjunior@fcms

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Contato
FCMS - Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 CEP 79002-820 Campo Grande - MS 67 3316-9329
SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.