FCMS promove a feira de artesanato “Café com Arte” na Praça dos Imigrantes

Categoria: Geral | Publicado: sábado, março 26, 2022 as 18:28 | Voltar
Campo Grande (MS) - Encerrando a 14ª Semana do Artesão, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promoveu hoje (26) a feira de artesanato “Café com Arte” na Praça dos Imigrantes, no centro da Capital. A  feira "Café com Arte" acontece desde a primeira edição da Semana do Artesão. Esse evento tem muita importância para a valorização dos artesãos de Campo Grande e dar visibilidade à praça que é um espaço permanente de comercialização de artesanato da Capital" afirmou Katienka Klain, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS.
No evento aconteceram diversas apresentações artísticas e a oficina de modelagem em argila com o artesão corumbaense Denilson de Oliveira. “Gostei de ser chamado para repassar meus conhecimentos para artesãos que trabalham com outras matérias-primas. Minha intenção que é eles possam utilizar a técnica da modelagem para agregar um diferencial no trabalho deles, afirmou o ministrante da oficina.

Para a presidente da Associação de Artesãos da Praça dos Imigrantes, Regina Ribeiro Rosa, o apoio da Fundação de Cultura de MS é fundamental para movimentar a praça e chamar a atenção de artesãos para novas capacitações. “A praça ficou um ano parada por causa da pandemia, os artesãos não tinham como comercializar os produtos e os editais lançados pela FCMS garantiram a continuidade da produção e compra da matéria-prima. Além disso, os cursos oferecidos pelos eventos da Semana do Artesão ajudam os artesãos a melhorar sua criatividade e desempenho no seu trabalho”, comemorou Regina Ribeiro.

Neste ano foram oferecidas as oficinas de extração de fibra de bananeira e modelagem em argila, o que possibilita a mistura de matérias-primas num mesmo trabalho. Ela contou ainda que que com estes incentivos, vêm aumentando a procura do local pelos artesãos de Campo Grande, para comercializarem seus produtos.

Publicado por: Gisele Colombo