Biblioteca debate papel do negro na sociedade com oficina e performances

  • Publicado em 13 nov 2017 • por Gisele Colombo •

  • Campo Grande (MS) – Celebrando o Mês da Consciência Negra, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim – unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – realiza na segunda e terça (13 e 14 de novembro) performances e oficinas que discutem a cultura afro-brasileira. A programação tem entrada franca.

    As ações envolvem estudantes, professores e equipe pedagógica do Projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem da Escola Estadual Riachuelo, de Campo Grande e incentivam discussões e questionamentos sobre como o negro está inserido dentro da sociedade nos dias atuais.

    “Em novembro celebra-se o Mês da Consciência Negra, uma data simbólica, vista só como data comemorativa e só lembrada para tanto na mesma. Temos que compreender que é necessário parar e analisar o nosso papel dentro da sociedade, refletindo e debatendo as problemáticas construtivas para o tema”, avalia o artista plástico e gestor cultural Galvão Pretto.

    Confira a programação:

    13 de Novembro – 8h às 11 horas

    Oficina o Desenho pela Palavra

    Mediação de Galvão Pretto e Melly Sena

    A partir de um livro de um autor negro escolhido pelos ministrantes, a valorização da identidade será debatida pelo viés da palavra e transposta para o desenho pela inspiração e experiência do artista plástico Galvão Pretto.

    Performance – Empoderamento Através da Marcas Ancestrais

    Mariana de Castro e Robson Marx

    Apreciação da dança Afoxé e de expressões populares brasileiras que representam  nossas matrizes identitárias corporais.

    14 de Novembro – 8h às 11 horas

    Oficina o Desenho pela Palavra

    Mediação Galvão Pretto e Melly Sena

    Performance: Universidade da Democracia Racial?

    Mariana de Castro e Robson Marx

    A apresentação frisa por meio da dança a identidade ético racial de como esse negro está inserido dentro da sociedade e sua luta cotidiana em busca de representatividade.

    Serviço: Mais informações pelos telefones (67) 3316-9161 ou (67) 3316-9175. A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no 2º andar, no Centro. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30.

     

    Categorias :

    Biblioteca

    Veja Também