MIS exibe curtas que regatam cultura e lutas de comunidades negras

  • Publicado em 17 nov 2017 • por Gisele Colombo •

  • Campo Grande (MS) – Celebrando o Dia da Consciência Negra (que é comemorado em todo o país em 20 de novembro), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza nesta segunda-feira (20), por meio do Museu da Imagem e do Som, exibições de curtas-metragens que abordam a história, a memória, as origens e a valorosa cultura das comunidades negras do Brasil. As exibições são gratuitas.

    Os filmes serão exibidos em duas sessões (manhã e tarde) e terão como plateia duas turmas no Instituto Mirim de Campo Grande. Logo após as apresentações, está marcado um debate com o subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Leonardo de Oliveira Melo e com o artista plástico e gestor da Fundação de Cultura, Galvão Pretto.

    Confira os filmes que serão exibidos nesta segunda em celebração do Dia da Consciência Negra:

    Mata…Céu… e Negros

    Direção: Claudia Aguirre

    Duração18’47”

    O documentário pretende resgatar parte da memória dos poucos descendentes negros da região de Antônio Carlos, localidade próxima a Florianópolis, ainda segregados em algumas comunidades do município e que em outros tempos constituíram a maioria da população, quando as fazendas locais produziam com mão de obra escrava.

    Tia Eva

    Direção: Ana Carla Pimenta e Vânia Lúcia Duarte

    Duração:6”08”

    Retrato de Tia Eva, ex-escrava que chegou em Campo Grande em 1905, época da formação da cidade, na visão de seus descendentes que lutam para manter viva as origens e as tradições de uma comunidade quilombola.

    Cena de “Tia Eva”

    Do Meu Lado

    Direção: Tarcísio Lara Puiati

    Duração:14 min

    As vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, começam a se cruzar quando uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas.

    Serviço: O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, Centro.

    Telefones: 3316-9178 / 3316-9141. A entrada é franca.

    Categorias :

    Cinema

    Veja Também