Mostra gratuita de cinema no MIS fortalece laços de Mato Grosso do Sul com a República Tcheca

  • Publicado em 03 jun 2025 • por bbento@fazenda •

  • Entre os dias 4 e 7 de junho o Museu da Imagem e do Som (MIS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul será palco da mostra “Nas Asas da Imaginação Tcheca – Mostra de Cinema de Animação e Fantasia, que promete encantar o público com uma seleção especial de filmes clássicos produzidos entre as décadas de 1940 e 1970.

    Com entrada gratuita, a programação reúne quatro longas-metragens e uma sessão de curtas infantis, revelando a riqueza e originalidade do cinema tcheco, especialmente nas áreas da fantasia e da animação.

    O Barão Fanfarão, de Karel Zeman, 1962 / Foto: Cinemateca Brasileira

    Unindo o realismo (e em diversas oportunidades também o surrealismo), elementos da vida social e privada e, claro, humor, o cinema tcheco é explorado em todas suas nuances na mostra, que exibe representantes da recuperação da arte audiovisual do país, logo ao fim da Segunda Guerra e da Nova Onda, movimento que surgiu a partir dos anos 1960.

    “A mostra revela uma grande tradição cinematográfica europeia e promove o intercâmbio entre diferentes olhares e inspirações culturais. Com as exibições queremos democratizar o acesso a grandes obras e aproximar a arte brasileira da produção cultural tcheca”, explica Márcio Veiga, coordenador do Museu da Imagem e do Som.

    O Assassinato do Sr. Diabo, de Ester Krumbachová, 1970 / Foto: Cinemateca Brasileira

    O cinema produzido em Praga, na então Tchecoslováquia, sempre revelou uma relação intensa com a fantasia. Desde os contos de fadas tradicionais às obras que dialogam com o absurdo ou a repressão política, a produção tcheca se destacou por um olhar criativo que explora gêneros como a ficção científica, o drama e a comédia de forma singular.

    O lirismo poético e a inventividade da animação tcheca também conquistaram o mundo e seguem encantando novas gerações.

    Sonho de uma Noite de Verão, Jiří Trnka, 1959

    A curadoria da mostra é do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e apresenta obras de cineastas reconhecidos internacionalmente, como Karel Zeman, Jiří Trnka e Hermína Týrlová. Contempla desde narrativas voltadas ao público adulto até filmes ideais para crianças pequenas. Uma verdadeira viagem por universos poéticos e líricos. 

    As exibições são oportunidades imperdíveis para quem deseja conhecer (ou revisitar) o universo encantado do cinema tcheco, que atravessa gerações com sua abordagem única e sensível da realidade — mesmo (ou principalmente) quando revestida de fantasia.

    A Cabana de Pão de Gengibre, Břetislav Pojar, 1951

    Laços na história e cultura de Mato Grosso do Sul

    O segundo dia da Mostra de Cinema e Animação (quinta) contará com a presença do cônsul honorário da República Tcheca em Batayporã, Evandro Amaral Trachta e Silva. A cidade, assim como Bataguassu, em Mato Grosso do Sul, foram fundadas pelo empresário Jan Antonin Bata, industrial do ramo dos calçados que se afastou de sua terra após a invasão nazista na Segunda Guerra. Por aqui, e também no interior de São Paulo, fortaleceu os laços culturais entre Brasil e a então Tchecoslováquia. 

    De acordo com o cônsul honorário Evandro Amaral, a comunidade tcheca em Mato Grosso do Sul atua na preservação de sua herança cultural. Um dos pilares é o Centro de Memória Jindrich Trachta, localizado na antiga casa gerencial da companhia que fundou a cidade. Abriga um importante arquivo histórico de toda colonização do sudeste do Estado.

    Adicionalmente, graças a uma parceria com o governo da República Tcheca, Batayporã mantém um curso anual de língua e cultura tcheca, com a presença de um professor que permanece na cidade por seis meses a cada ano. Além do idioma, o educador transmite conhecimentos sobre tradições típicas — como celebrações de Páscoa, Natal e elementos da culinária — permitindo que os costumes sejam vivenciados pelas novas gerações.

    Ações culturais, como a mostra “Nas Asas da Imaginação Tcheca – Mostra de Cinema de Animação e Fantasiafortalecem essa ligação histórica entre os países e os laços que os unem, explica o cônsul.

    “A mostra promovida pelo Consulado-Geral da República Tcheca em São Paulo tem um valor inestimável. Trata-se de uma ponte simbólica e concreta entre o Brasil e a República Tcheca, ao proporcionar ao público brasileiro — e especialmente sul-mato-grossense — a oportunidade de entrar em contato com a riqueza da cultura tcheca, sua arte, seu cinema e sua visão de mundo. A cultura é uma forma elevada de diplomacia, e eventos como este contribuem significativamente para o estreitamento dos laços entre os povos”, avalia.

    Viagem ao Fim do Universo, de Jindřich Polák, 1962 / Foto: Cinemateca Brasileira

    Confira a programação:

    • 4/06 (quarta-feira), às 19h: Sonho de Uma Noite de Verão
    • 5/06 (quinta-feira), às 19h: O Assassinato do Sr. Diabo
    • 6/06 (sexta-feira), às 19h: Viagem ao Fim do Universo
    • 7/06 (sábado), das 16h às 18h: Sessão de Curtas Infantis:
      • Ferda, a Formiga
      • A Cabana de Pão de Gengibre
      • Por que a Girafa Chora
      • Galinhas Mal Desenhadas
    • 7/06 (sábado), às 19h: O Barão Fanfarão

    Galinha mal desenhada, Jiří Brdečka

    Serviço

    A mostra “Nas Asas da Imaginação Tcheca – Mostra de Cinema de Animação e Fantasia” acontece de 4 (quarta) a 7 de junho (sábado) no Museu da Imagem e do Som, que fica no terceiro andar do Memorial da Cultura e Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro, Campo Grande.

    A entrada é franca.

    Ferda, a Formiga, Hermína Týrlová

    Categorias :

    Cinema

    Veja Também