Cine Café exibe filme de Jean-Luc Godard no MIS no dia 9 com entrada franca

  • Publicado em 01 out 2025 • por Karina Medeiros de Lima •

  • O Cine Café exibe no Museu da Imagem e do Som na quinta-feira (09 de outubro) o filme “Acossado” (1960), dirigido por Jean-Luc Godard. O projeto é realizado no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e começa às 19 horas. Haverá um debate após a exibição. A entrada, como sempre, é franca.

    O Cine Café é um coletivo de cinema que promove mostras, organiza eventos desde 2016 no MIS e em outros espaços. O Cine Café tem essa dinâmica itinerante de ocupar alguns espaços e exibir alguns filmes e fomentar a atividade cinematográfica independente em Mato Grosso do Sul e promover discussões. “O Museu da Imagem e do Som sempre foi nosso grande parceiro, que sempre nos valorizou a ter esse espaço democrático”, explica Kézia Miranda, diretora do Cine Café.

    Sinopse: Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) rouba um carro em Marselha para ir a Paris, e, no caminho, assassina um policial que o persegue. Na capital, ele encontra Patrícia (Jean Seberg), uma jovem norte-americana aspirante a jornalista que trabalha como vendedora do jorna New York Herald Tribune na Champs-Elysées. Identificado como o assassino do policial, o rosto de Michel estampa todos os jornais. Enquanto é perseguido pela polícia, Michel tenta reaver dinheiro devido, conquistar o coração de Patrícia e convencê-la a fugir com ele para Roma.

    É um dos filmes mais marcantes da Nouvelle Vague, considerado manifesto estético do movimento cinematográfico por diversos fatores, entre eles: irreverência, ironia, herói à deriva, baixo orçamento e sucesso de público, além de ser referência para muitos filmes de gênero de Hollywood atualmente. Foi o primeiro longa-metragem de Jean-Luc Godard. O filme foi rodado em menos de quatro semanas e o diretor conduziu as filmagens sem um roteiro concluído. Godard escrevia as cenas pela manhã para que fossem filmadas mais tarde. A fim de obter atuações mais espontâneas, Godard só entregava as falas aos atores à medida que as cenas eram realizadas.

    Serviço: A exibição de “Acossado” acontece na quinta-feira (09 de outubro), às 19 horas, com entrada franca. O projeto Cine Café sempre oferece um cafezinho, chá e leite com chocolate e bolachinhas para os cinéfilos que visitam o museu. Para degustar estas delícias, basta trazer sua canequinha. O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro, no terceiro andar.

    Texto: Karina Lima

    Foto: Divulgação (Cena do Filme)

    Categorias :

    Cinema, Museu da imagem e som

    Veja Também