Fundação de Cultura impulsiona circulação e livros encontram “novos caminhos”

  • Publicado em 11 dez 2025 • por Marcio Rodrigues Breda •

  • Frase que há muito circula expressa uma lição valiosa: “as palavras de um livro nutrem-se de leitura. Secam e morrem se ele se fecha”. É atribuída a diferentes autores e intelectuais deste e de séculos passados. Mas, indiferente à sua autoria, reflete uma verdade colocada em prática há dois anos pela Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.   

    O projeto Troca Book facilita a qualquer pessoa o acesso a novos livros. Basta deixar um exemplar em uma das estantes disponíveis e escolher o que levar. Dezenas de gêneros e propostas estão à escolha, de graça. Oportunidade de trocar um livro por outro e, com isso, manter as palavras e o hábito da leitura vivo.

    Para Aparecido Melchiades, coordenador da Biblioteca Pública Estadual, o Troca Book deu certo. “A ideia surgiu da necessidade de circular livros que a Biblioteca recebia da população. Muitas doações de publicações que já tínhamos. Eles acabavam sobrando. Então, para atrair mais e novos leitores decidimos colocar em prática esta proposta. E tem dado certo”.

    São três expositores com livros doados dos mais variados gêneros. As publicações navegam entre prosa e poesia pelas belezas da natureza e da gentileza, revelando histórias mágicas, diversas e instigantes. Um universo único que pode ser acessado lá mesmo, na Biblioteca Pública Estadual. Um processo de circulação permanente, simples e totalmente gratuito.

    “A gente deixou a coisa bem informal mesmo, para as pessoas ficarem à vontade. É possível fazer esta troca quantas vezes o leitor quiser. E essa proposta tem feito muita gente conhecer nosso espaço e nosso acervo”, avalia Aparecido.

    Portas abertas

    Além da troca gratuita de livros, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim oferece um acervo de mais de 40 mil títulos de todos os gêneros. E para ter acesso a tudo é muito simples.

    O primeiro passo é a emissão da carteirinha, de forma gratuita. É necessário apresentar na Biblioteca Isaías Paim um documento com foto e comprovante de residência. Ela sai na hora. A partir daí já é possível consultar o acervo de mais de 40 mil obras e levar um livro para casa.

    Com a carteirinha em mãos é possível consultar livros e realizar reservas também de forma remota. “Nosso novo sistema integrado e digital conta com o acervo da Biblioteca e é muito fácil de ser acessado. Por meio dele, sem custo algum, a pessoa encontra dentro de uma enorme variedade de estilos e títulos o que gostaria de ler e já garante a reserva”, explica Aparecido Melchiades. Basta acessar o link: fcms.phlnet.com.br.

    Serviço

    Conheça a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim. Ela fica no térreo do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro, em Campo Grande.

    Funciona das de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 8 às 13 horas. 

    Fotos: Ricardo Gomes

    Categorias :

    Biblioteca

    Veja Também