Dourados recebe 18º Encontro Nacional de Confraternização e Vivência na Capoeira

  • Publicado em 11 dez 2025 • por Marcio Rodrigues Breda •

  • Dourados será, a partir desta quinta-feira (11), o centro da capoeira no Brasil. O 18º Encontro Nacional de Confraternização e Vivência na Capoeira, promovido pela Associação de Capoeira Baiana – Mestre Guerreiro, reunirá mestres, praticantes e admiradores da capoeira. A programação segue até domingo, dia 14 de dezembro, com atividades abertas ao público e totalmente gratuitas.

    A abertura acontece na sede da Associação de Capoeira Baiana, localizada na Rua Independência, 285, próximo à Praça Paraguaia. A partir das 18 horas, haverá recepção dos inscritos e inscrições gratuitas para as últimas vagas disponíveis. Às 20h, uma grande roda de capoeira marca oficialmente o início do encontro, reunindo os mestres convidados que vieram de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

    Sexta-feira, 12/12, as atividades acontecem das 8h30 às 21h, no Salão da Comunidade Santa Cruz (Rua Belo Horizonte, 861 – Jardim Itália). Durante todo o dia, haverá oficinas tanto para quem já pratica capoeira quanto para pessoas interessadas em conhecer a cultura afro-brasileira, além de educadores físicos, estudantes e profissionais da educação.

    Haverá um bate-papo sobre a presença das mulheres na capoeira e oficinas de maculelê; de ritmos tradicionais e berimbau; de capoeira inclusiva para escolas e projetos sociais; de capoeira angola, frevo e dança do coco, manifestação tradicional de Pernambuco.

    No sábado, 13/12, as atividades seguem no Salão da Comunidade Santa Cruz — das 8h20 às 18h30. A programação inclui oficina de capoeira contemporânea, oficina de capoeira angola e vivências de integração na capoeira.

    Às 13h, destaque para a palestra com o Mestre Valdenor Silva dos Santos, referência nacional e internacional e doutorando pela USP. Ele abordará a ancestralidade da capoeira, a diáspora africana, a trajetória social do povo negro e o panorama da organização da capoeira no Brasil e no mundo.

     

    Ainda no sábado, 13/12, às 19h40, a comunidade capoeirista se reúne na Praça Antônio João para uma grande berimbalada, apresentação musical coletiva ao som do berimbau. O espetáculo contará também com um show de pirofagia do Mestre Paulo Maneiro, prometendo encantar o público e dar visibilidade à riqueza da cultura afro-brasileira e da musicalidade da capoeira, reunindo tradições de mestres de todo o país.

    A programação do 18º Encontro Nacional de Confraternização e Vivência na Capoeira se encerra no domingo, 14/12, com um grande show de rua comandado pelos mestres Guerreiro e Paulo Maneiro, seguido de uma roda de encerramento na Feira Central (Rua Cafelândia, 490), a partir das 8h30.

    O 18º Encontro Nacional de Confraternização e Vivência na Capoeira é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura.

    Com reportagem de Stella Zanchett

    Categorias :

    Lei Aldir Blanc

    Veja Também