Eduardo Mendes Pinto
Diretor-Presidente
Natural de São Paulo, Eduardo se estabeleceu em Naviraí e dirigiu duas rádios locais. O diretor-presidente já realizava um trabalho na FCMS como assessor direto do secretário Marcelo Miranda (Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania). Com isso, adquiriu conhecimento oportuno para o cargo, na vivência diária das ações da entidade em prol da cultura do Estado.
Carlos Heitor Santos da Silva
Diretor-Adjunto
É formado em Turismo pela Universidade Católica Dom Bosco e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal da Grande Dourados. Atuou durante cinco anos na Fundação de Turismo do Estado, capacitando o trade turístico e na organização dos festivais de Inverno de Bonito e América do Sul. Integrou em 2017 a gerência de turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), assumindo em 2019 a gerência de Mercado e Estruturação Turística e em seguida a Superintendência de Turismo da entidade. Exerceu o mandato de vereador de Porto Murtinho em duas oportunidades. Desde janeiro de 2023 está à frente da Diretoria Geral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
A Fundação
FCMS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS é uma entidade de personalidade jurídica de direito público. A Fundação é regida pelas seguintes legislações:
Diário Oficial nº 1.215, de 07 de dezembro de 1983.
Diário Oficial nº 11.023, de 27 de dezembro de 2022.
Diário Oficial nº 11.991, de 10 de novembro de 2025 - Regimento Interno.
MISSÃO
Nossa missão é apoiar projetos culturais por meio de editais públicos, com o servço de investimento em projetos de produção cultural sul-mato-grossense em suas mais diversas manifestações, priorizando a circulação das artes por todas as regiões do estado como forma de ampliar o acesso do público e estimular a produção regional com recursos financeiros do Fundo de Investimentos Culturais – FIC ou da Administração Indireta. Temos também a disponibilização de consulta e pesquisa no acervo de livros de artes visuais da biblioteca pública do Museu de Arte Contemporânea com uma média de 6 mil exemplares de obras específicas em artes plásticas. Comercialização de peças de artesanato regional expostas na casa do artesão como referência cultural de MS.
Disponobilizamos consulta local de obras raras e empréstimo de livros do acervo de 44 mil publicações dentre periódicos e livros na Biblioteca Dr. Isaías Paim. Registro e confecção da carteira profissional do artesão. Visitação e consulta a fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil e registros sonoros e visuais do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS). Visitação e contemplação de obras plásticas de arte contemporânea do acervo do Museu de Arte Contemporânea.
Competências
À Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) compete:
I - formular as políticas estaduais, o plano estadual, os programas e ações para o turismo;
II - fomentar, incentivar e promover o desenvolvimento do turismo no Estado;
III - orientar e apoiar os municípios em relação ao planejamento, monitoramento e ao desenvolvimento turístico local;
IV - identificar, selecionar e divulgar oportunidades de investimentos na área do turismo no território estadual;
V - coletar, organizar e produzir dados e informações sobre a demanda e a oferta turística do Estado;
VI - executar outras atividades que lhe forem atribuídas na área de sua atuação, por lei, regulamento ou estatuto.
Competências - Artigo 22, § 11 da Lei 6.035 de 29 de Dezembro de 2023.
Estrutura
Outros sites desse órgão
Confira os órgãos relacionados a FCMS.
MS Cultural
Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul