Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

As ações de fomento e desenvolvimento das artes, dos costumes, das tradições e do patrimônio sul-mato-grossense são de responsabilidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que orienta as políticas públicas estabelecidas pelo Governo do Estado.

Criada em 6 de dezembro de 1983 – com seu registro publicado no dia seguinte pela Lei nº. 422, no Diário Oficial nº. 1.125 – a Fundação de Cultura possui personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira com patrimônio próprio e sede em Campo Grande: o Memorial da Cultura e da Cidadania, prédio histórico da Capital que já abrigou diferentes autarquias desde 1975.

Sua missão é planejar, promover, incentivar e executar atividades que aproximem a população das diversas manifestações artístico-culturais sul-mato-grossenses, fomentando o mercado cultural do Estado e democratizando o acesso a todas as expressões artísticas. O resultado é o desenvolvimento cultural do nosso Estado, do patrimônio cultural e de nossa pluralidade.

Em seu dia a dia os servidores estimulam e promovem o artesanato, teatro, música, dança, artes visuais, artes cênicas, patrimônio, folclore, literatura, cinema e manifestações e expressões artísticas e tradicionais de Mato Grosso do Sul.

Por meio de ações de alcance regional, estadual, nacional e internacional, juntamente com uma política de editais que democratiza sua atuação, a Fundação de Cultura busca a integração e expansão da produção artística e cultural do Estado. Além disso, também estimula e apoia entidades, agentes e grupos culturais no desenvolvimento de projetos, prestando serviços de capacitação e assessoria.