O cenário do artesanato sul-mato-grossense ganhou mais um capítulo emocionante com a realização da Rodada de Negócios no SEBRAE-MS. Este evento, que reúne comerciantes nacionais de renome e artesãos talentosos, marca a culminação do projeto “Expedição de Negócios do Artesanato de MS”, promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e o Sebrae/MS. A ação é a última realizada no Festival de Inverno de Bonito pela Gerência de Atividades Artesanais da FCMS. O Festival de Inverno de Bonito 2023 foi realizado pelo Governo de MS, Fundação de Cultura, Sesc MS e Prefeitura de Bonito.
Para a gerente de Artesanato da FCMS, Katienka Klain, “ a Rodada de Negócios representa uma nova era de valorização, reconhecimento e prosperidade para os artesãos locais; a parceria de longa data entre a Fundação de Cultura e o Sebrae inspira, incentiva e estimula a economia local, perpetua e celebra a tradição artesanal do estado”, esclarece.
À medida que a Rodada de Negócios prossegue, os laços comerciais entre os artesãos sul-mato-grossenses e os lojistas de todo o país são fortalecidos. Klain afirma que “o evento não é apenas uma oportunidade de negócios, mas também, um testemunho vivo da riqueza cultural do Mato Grosso do Sul e da habilidade dos artesãos em criar peças que refletem a alma do estado”, enaltece.
Um encontro de sucesso e oportunidades culturais
Desde as primeiras horas da manhã, o ambiente vibrante e cheio de colorido das peças artesanais no SEBRAE-MS reflete a importância da Rodada de Negócios para a comunidade artesanal local. O evento reúne comerciantes selecionados pelo Sebrae e artesãos de vários municípios de Mato Grosso do Sul. A atmosfera é permeada pela expectativa de novas parcerias, negócios promissores e, acima de tudo, uma valorização significativa da rica cultura artesanal do estado.
Uma jornada de exploração e descobertas
A jornada até a Rodada de Negócios teve início com uma abordagem única. Lojistas de todo o Brasil foram convidados a explorar os núcleos de produção de Jardim, Bonito, Bodoquena e Miranda, mergulhando nas raízes e na criatividade dos artesãos sul-mato-grossenses. Essa etapa inicial, parte do projeto “Expedição de Negócios do Artesanato de MS”, permitiu que os comerciantes conhecessem de perto o processo de criação e a dedicação por trás de cada peça de artesanato.
De acordo com Rodrigo Volt, comerciante e proprietário da Local Arte, em Florianópolis, essa experiência transformadora foi o que o trouxe até Mato Grosso do Sul. “Essa é minha primeira vez aqui e já estou impressionado com o nível de criatividade e autenticidade dos artesãos. Levar para a minha loja o artesanato de MS tem sido uma decisão extremamente acertada”, compartilha Rodrigo.
O Valor da Aceitação e da Diversidade
Para os lojistas, a escolha das peças a serem exibidas é uma tarefa crucial. Eles se esforçam para entender a dinâmica do mercado e os gostos dos compradores, moldando suas seleções de acordo com a demanda. Rodrigo, por exemplo, tem se impressionado com a aceitação calorosa do artesanato sul-mato-grossense em sua loja.
“Quem manda no nosso negócio é o cliente, é ele que nos diz o que vende ou não. E a aceitação do artesanato de Mato Grosso do Sul tem uma química muito forte; é um produto excelente com resultados sempre positivos. O produto de MS bem exposto na loja vende muito, porque é um produto que tem vida, um artesanato caprichoso, colorido e diferenciado, e nossos clientes sentem isso. São produtos de fácil aceitação em Florianópolis”, Finaliza Volt.
Rodrigo Ostemberg FCMS