Assembleia Legislativa enaltece trabalho de artesãos do Estado em noite de homenagem

Categoria: Artesanato, Políticas Públicas | Publicado: terça-feira, março 29, 2022 as 10:50 | Voltar

Campo Grande (MS) - A cultura sul-mato-grossense foi exaltada em noite de homenagem na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Artesãos do Estado receberam a Medalha Conceição dos Bugres, durante sessão solene híbrida na Casa de Leis nesta segunda-feira (28). O evento proposto pela deputada Mara Caseiro (PSDB) marcou duas datas importantes para a classe: o Dia Estadual do Artesão (19 de março) e a Semana Estadual do Artesanato (19 a 26 de março).

Homenageada Erondina e deputada Mara Caseiro, proponente do evento

“Esse prêmio foi criado para homenagear uma grande artesã, Conceição dos Bugres. Então, hoje, a gente faz a entrega da medalha Conceição do Bugres, que foi uma artesã que teve uma criatividade em um tempo que as coisas eram tão difíceis. Essa mulher rompeu todas as barreiras e conseguiu colocar toda sua arte em bugrinhos que ela confeccionava”, destacou a parlamentar. Um vídeo em memória da artesã que dá nome à honraria foi exibido durante o evento.

Mara Caseiro também enalteceu a importância dos artesãos e do artesanato para MS. “Hoje estamos homenageando vários artesãos e artesãs do nosso Estado. Pessoas que se expressam pelas suas mãos, pela sua arte e pelo amor. É importante a gente lembrar do significado que têm os nossos artesãos, eles que levam um pouco da nossa cultura do Estado, onde eles colocam todo amor, toda sua identidade em matérias-primas que nem imaginamos que possam se transformar em uma peça tão linda”, disse.

A artesã Erondina Mancuelho Peralta foi homenageada e falou em nome dos agraciados. “Queremos lembrar que todos os artesãos são importantes. Quem recebeu essa medalha sabe da importância, ela representa o Oscar do artesanato”, enfatizou.

Evento foi realizado de forma híbrida, com transmissão ao vivo

Vice-presidente da Federação dos Artesãos do MS, Bia Barros, destacou a representatividade da honraria concedida à classe. “Eu já recebi essa medalha, a medalha da Assembleia Legislativa é muito importante para nós, principalmente na Semana do Artesão, período que foi muito benéfico para nós artesãos. É um agradecimento que vem reconhecendo nosso trabalho”, refletiu. 

Bia também falou do sentimento de ser artesã. “A gente coloca ali todo nosso amor, toda nossa alma naquele produto que a gente está fabricando, e na hora que a gente se desfaz dele, a gente está se desfazendo de um pedacinho da gente. Mas é importante a gente passar esse produto para frente, para desenvolver e divulgar nosso trabalho. Cada um que adquire está valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, explicou.

Presidente da Associação de Produtores de Artesanato e Artistas Populares de Mato Grosso do Sul, Lucimar Maldonado trabalha com artesãos indígenas há mais de 12 anos. Emocionada ela refletiu sobre o que o artesanato representa. “Não se trata só de divulgar o artesanato de MS e a cultura indígena. Eu falo aqui de resgate da dignidade que o artesanato traz para essas comunidades. O artesanato não é um passatempo, ele é uma profissão, e eu gostaria muito que um dia todos os poderes públicos reconhecessem isso”, disse.

Deputado Amarildo Cruz também parabenizou os artesãos

O deputado Amarildo Cruz (PT) acompanhou a solenidade de maneira on-line e falou sobre o trabalho dos artesãos. “A arte, o artesanato e a cultura são a identidade de qualquer povo, o que marca sua característica e isso para nós é muito importante, pois sedimenta e fortalece a identidade do povo sul-mato-grossense. Parabéns a todos os artesãos do nosso Estado”, afirmou.

Além da medalha, os artesãos também receberam um diploma. Em razão das medidas de biossegurança, os homenageados participaram da sessão solene de forma virtual. A entrega das honrarias será feita por intermédio dos gabinetes parlamentares.

Texto: Evellyn Abelha

Fotos: Wagner Guimarães

Publicado por: Karina Medeiros de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.