Campão Grafitti abre chamamento público para artistas sul-mato-grossenses

  • Publicado em 01 out 2025 • por Marcio Rodrigues Breda •

  • Trecho da Vila Nhanhá ganhou mais vida com o colorido e a arte do Hip Hop / Divulgação

     
    O projeto “Campão Grafitti – Dia do Graffiti: conhecimento e movimento” chega à sua quarta edição em novembro e abre chamamento público para artistas sul-mato-grossenses interessados em participar do evento. Ao todo, serão disponibilizadas seis vagas: b-boy, b-girl, rapper, DJ, grafiteiro e grafiteira.
    Como requisito, os candidatos devem comprovar no mínimo dois anos de atuação em suas áreas artísticas. As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 1º a 20 de outubro, pelo formulário disponível no Instagram oficial do evento: @campaografitti.

    Os selecionados irão receber um cachê de R$ 500,00 e se apresentarão no dia 22 de novembro (sábado), durante o encerramento e confraternização do evento, que acontece na Vila Nhanhá, em Campo Grande, em parceria com a Ong Núcleo Humanitário da Nhanhá que atende crianças em situação de vulnerabilidade social.

     

    Artistas e a comunidade na última edição do Campão Grafitti / Divulgação

    O Campão Grafitti propõe um mergulho na cultura Hip Hop, conectando artistas e comunidade em um espaço de troca e resistência. Para o proponente do projeto, San Martinez, a iniciativa é também um chamado para valorizar a cena local e fortalecer a periferia.

    A ideia é mostrar que o Hip Hop é muito mais do que música ou pintura em muro, é vivência, é resistência e é potência da quebrada. “A gente quer conectar a sociedade com arte e instigar a criatividade, valorizar a cena da Capital e, ao mesmo tempo, abrir espaço pros manos e minas [artistas] da periferia trocarem com os talentos nacionais. O Campão Grafitti não é só festa, é ação social, é formação e é a prova de que o Hip Hop transforma realidades”, afirma.

    A programação do festival acontece entre os dias 20 e 22 de novembro, celebrando o Mês do Hip Hop, que no calendário tem o 12 de novembro como o Dia Mundial do Hip Hop, ocupando a Vila Nhanhá com muita arte, música e ação comunitária.

     

    Oficina em escola / Divulgação

    A abertura será no dia 20, com uma roda de conversa e apresentações, com artistas convidados do Amazonas, Pará e Bahia. No dia 21, será a vez das oficinas de graffiti e tipografia, criadas para promover trocas de técnicas e experiências entre artistas locais e nacionais. O encerramento, no dia 22, contará com confraternização, exposição das artes produzidas nas oficinas, feira de economia criativa e a apresentação dos artistas selecionados no chamamento público.

    O projeto conta com financiamento do Projeto Nacional Aldir Blanc (PNAB), MinC – Ministério da Cultura, Governo Federal, FCMS – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Setesc e Governo do Estado. Além do apoio da Ong Núcleo Humanitário da Nhanhá, ColorGin, Sherwin Williams, Vitória Tintas, Águas Guariroba, Montana Colors, Beto Sucos e TransCine.
     
    Serviço – Campão Grafitti – inscrição do chamamento público
     
    Data: 1º a 20 de outubro 
    Gratuito
     
    Com reportagem de Lucas Arruda e Aline Lira
     

    Categorias :

    Lei Aldir Blanc

    Veja Também