Cartas que dançam: Campo Grande recebe no sábado intervenção do grupo Zumb.boys (SP)

  • Publicado em 19 nov 2025 • por Marcio Rodrigues Breda •

  • Foto: Gil Douglas

     
    Intervenção urbana com Zumb.boys movimenta o centro de Campo Grande neste sábado (22). O espetáculo faz parte da programação da 12ª edição do MS Dance Fest.

    Neste sábado (22), ao meio-dia, a dança ocupa as ruas do centro de Campo Grande. Com o espetáculo “Dança por Correio”, o coletivo Zumb.boys, de São Paulo, atravessa o ritmo da cidade com gestos que se entregam como cartas abertas ao encontro com os transeuntes. A ação integra a programação do MS Dance Fest e promete atravessar o cotidiano com poesia, movimento e encontros inesperados, levando arte diretamente às ruas.
     
    Com mais de 20 anos de atuação, o grupo nasceu na periferia de São Paulo e construiu uma identidade artística própria, utilizando o breaking como base de pesquisa e criação. A dança é entendida pelo coletivo como meio de transformação, percepção ampliada e construção de novas formas de existir e conviver nos territórios.
     

    Foto: Gil Douglas

    “Somos um grupo nascido nas margens, na periferia de São Paulo, e não tem como separar nossa dança de sua essência política. O breaking carrega uma história e uma autoria própria que nasce do território. O que fazemos é afirmar que nossos movimentos têm um CEP, vêm de um contexto e de uma digital. Quando vamos para a rua, além da arte, levamos essa memória e nos contrapomos aos apagamentos que muitas vezes silenciam nossas histórias”, afirma o diretor do coletivo Zumb.boys, Márcio Greyk.
     
    Criado em 2012, “Dança por Correio” é o espetáculo que mais circulou no repertório do grupo e já passou por mais de 50 cidades do Brasil. A intervenção acontece a partir da imagem da entrega: os artistas abordam transeuntes e os convidam a escolher uma carta. O conteúdo permanece em segredo — apenas as pessoas na apresentação recebem —, mas esse pequeno gesto desencadeia relações, escuta e reflexão.
     
     
    “A intervenção nasce da ideia de entrega não só de poesia ou dança, mas da construção de experiências com pessoas que talvez nunca tenhamos visto e talvez nunca mais encontremos. Cada apresentação gera histórias únicas, como a vez em que entramos no carro do SEDEX e o motorista achou que éramos carteiros de verdade. São memórias que ampliam o sentido de estar na rua com a dança”, lembra Greyk.
     
    Intervenção como diálogo – “Dança por Correio” convida o público a desacelerar no fluxo urbano. A intervenção se dá na relação entre artista e transeunte, com abertura para o improviso, escuta e ocupação sensível do território.
     
    “O que queremos levar ao MS Dance Fest é a essência do espetáculo: a entrega como gesto artístico, o encontro como potência. Estamos ansiosos para sentir a energia desse território que já admiramos e com o qual queremos fortalecer laços.” — completa Márcio.
     

    Foto: William Machado

     
    Idealizador do MS Dance Fest e diretor do Espaço FNK de dança urbana da Capital, Edson Clair, explica que a intervenção urbana tem um poder único de aproximar as pessoas da dança, quebrando protocolos e reinventando a forma como ocupamos o espaço.
     
    “Quando a arte aparece onde menos se espera, provoca um bom estranhamento — aquele que sacode a rotina e convida o público a olhar para a cidade com outros olhos. Trazer os Zumb.boys para o festival é reafirmar que a rua também é palco, e que a dança tem força para gerar encontro, acesso e pertencimento”, pontua.
     
    A 12ª edição do MS Dance Fest conta com financiamento da PNAB, via MinC – Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado.  Além do apoio da Fundac – Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande, da Prefeitura de Campo Grande.  Acompanhe o projeto pelo Instagram (@espacofnk).
     
    Serviço:
    Intervenção Urbana – “Dança por Correio” • Zumb.boys (SP)
    Data: Sábado, 22 de março
    Horário: a partir das 12h
    Local: Rua 14 de Julho com a Barão do Rio Branco – Campo Grande (MS)
    Gratuito
    Reportagem: Lucas Arruda e ALlne Lira
     

    Categorias :

    Dança

    Veja Também