O Cinelito. Cinema da Fundação Nelito Camara, abriu suas portas na noite de 14 de maio para o lançamento do 18º. FESTIVALI, o tradicional Festival de Cinema do Vale do Ivinhema. No evento, apresentado pela atriz Beatrice Sayd, foi anunciado que a próxima edição acontecerá entre os dias 10 e 16 de agosto de 2024 no Galpão das Artes em Ivinhema. O show de abertura será com o músico Chico César e banda.
O diretor do festival, Ricardo Câmara, anunciou que o tema do FESTIVALI neste ano é Rio Ivinhema- 25 anos do Parque. O Festival terá sede em Ivinhema e contará com ações em Nova Andradina, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Campo Grande e no próprio Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema em Jateí.
A curadoria está a cargo do cineasta Joel Pizzini. O Festival contará com mostra competitiva de curtas-metragens, mostra competitiva de longas-metragens e oficinas de conhecimento audiovisual. Ainda haverá apresentações culturais e exposição itinerante de fotos. A grande homenageada este ano é Helena Meirelles, que tem seu centenário celebrado em 2024.
As ações se darão no Galpão das Artes da própria Fundação Nelito Câmara em Ivinhema. Haverá um workshop e uma apresentação de filmes nas demais cidades e no Parque. A exposição de fotos, produzida pela fotógrafa Elis Regina Nogueira, percorrerá os municípios da região.
O lançamento do FESTIVALI contou a apresentação do Pantanal Group, no quarteto comandado pelo maestro Ernesto Queiroz e os músicos Gleison Ferreira, Philip Andara e Marcelo Gerônimo. Durante toda a semana do lançamento aconteceram duas oficinas, uma com o cineasta Renan Braga, que ensinou sobre edição e outra com a atriz Beatrice Sayd sobre interpretação.
O show com o músico Chico César e banda abrirá as Mostras no dia 10 de agosto, sábado, ás 19h30. Antes do músico se apresentará a MC Anarandá. No dia 11 terá a pré-estreia do filme Inventário das Várzeas, do diretor Maurício Copetti, filmado no Parque. Uma das convidadas já confirmada para o FESTIVALI é a renomada atriz Ana Ivanova, representando o Paraguai. O encerramento das mostras e atividades, exceto a exposição, se dará no Parque Estadual, em Jateí.
O Festival de Cinema do Vale do Ivinhema já se consolidou como principal evento audiovisual da região e já trouxe nomes como Zezé Motta e Arnaldo Antunes em suas edições. O apoio financeiro do FESTIVALI é do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através de sua Fundação de Cultura. O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, que se tornou uma referência ambiental no estado de MS e mesmo antes de ser aberto à visitação indiscriminada de público, é um dos maiores potenciais turísticos da região.
Com informações da Assessoria