O curta-metragem “Noites em Claro – Palavras do Bando do Velho Jack” terá exibição nesta sexta-feira (30), às 19h, no MIS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, como parte do evento de encerramento da exposição “Rock Cine”, que celebra a relação entre o rock e o cinema.
Dirigido por Gabriela Dias, o filme apresenta um panorama da trajetória de quase três décadas de uma das bandas de rock mais icônicas do Centro-Oeste brasileiro, o Bando do Velho Jack. O quinteto formado por Rodrigo Tozzette, Marcos Yallouz, Fábio “Corvo” Terra, Alex “Fralda” Cavalheri e João Bosco (formação clássica) tem sua história contada em 15 minutos de documentário. Gabriela, jornalista e publicitária, dedicou cinco anos de pesquisa para a realização do projeto, que foi lançado em julho de 2024, em celebração ao Dia do Rock.
Além dos membros da banda, o documentário traz depoimentos de artistas que influenciaram e conviveram com o Bando do Velho Jack ao longo dos anos, como Miska Thomé, Guilherme Cruz, Geraldo Espíndola, Paulo Simões e o lendário Oswaldo Vecchione, fundador da banda Made in Brazil, pioneira do rock no Brasil.
O filme é uma produção independente, realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). O projeto também contou com o patrocínio da Energisa MS e apoios do Old Sheep Steak Bar e Shopping Bosque dos Ipês.
A produção executiva e o roteiro ficaram a cargo de Felipe Mesquita Duarte, enquanto a narração foi conduzida pelo jornalista e radialista Clayton Sales. “Esse documentário é fundamental em diversos aspectos. Ele não apenas registra a história de uma banda significativa para a música de Mato Grosso do Sul, um estado ainda jovem e em construção de suas referências culturais, mas também fortalece o audiovisual regional, que também está em busca de sua identidade. A música e o cinema sul-mato-grossenses só têm a ganhar”, afirmou Clayton.
“Não temos a intenção de esgotar a história do Bando do Velho Jack em apenas 15 minutos. Isso seria impossível. Nosso objetivo é estimular debates e resgatar conexões importantes para a memória da música, tanto regional quanto nacional”, ressaltou a diretora Gabriela Dias.
O documentário, que foi lançado no sábado, 13 de julho, teve exibições durante os meses de julho e agosto. O circuito de exibição se encerra neste fim de semana, com as últimas apresentações programadas para o Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS), na sexta-feira, 30 de agosto, e no Shopping Bosque dos Ipês, no sábado, 31 de agosto, durante o evento de encerramento da exposição “Rock Cine”.
Serviço
Exibição do documentário “Noites em Claro – Palavras do Bando do Velho Jack”
Data: 30 de agosto de 2024, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS MS) – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – 3º andar, Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79004-311
Informações: Gabriela Dias – (67) 99907-4237
Com informações da Assessoria