Campo Grande (MS) – A folia já começou em Corumbá, cidade que “respira” o Carnaval e que produz uma das mais animadas festas do Centro-Oeste. Com apoio da Fundação de Cultura, a população poderá acompanhar os tradicionais desfiles das escolas de samba, blocos oficiais, independentes e de sujos, e dos cordões, além de duas atrações nacionais.
O apoio do Governo do Estado, efetivado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, prevê repasses para construção das estruturas de palco, banheiros químicos, sonorização e demais trabalhos de produção e logística da programação.
Além de apoiar a realização da festa, estão previstas ações específicas de segurança, com redistribuição de contingentes Policiais Militares, do Corpo de Bombeiros e a participação de gestores da Secretaria de Saúde, com campanhas educativas.
“O Carnaval é um evento cultural importante. E o de Corumbá carrega uma grande tradição. Uma festa bonita, eclética, que marca nosso calendário. Este é um ano complicado para repasses, mas o Governo do Estado será parceiro da Prefeitura para realização de um carnaval com animação e segurança para a população”, explica Mara Caseiro, presidente da Fundação de Cultura.
Confira aqui a programação do Carnaval de Corumbá:
A exposição Fotografias de Antigos Carnavais e de Fantasias está aberta ao público no Centro de Convenções do Pantanal. Já o tradicional Concurso de Marchinhas acontece nesta quinta (dia 21), no Jardim da Independência. Já escolha da Corte de Momo está marcada para o dia 23 na General Rondon.
O ensaio técnico das escolas de samba será no dia 26 (terça). O bloco Sandálias de Frei Mariano se apresenta na avenida na quarta (27). No mesmo dia o bloco Negro Drama também faz sua festa na passarela pantaneira do samba. O desfile e fantasias do Corumbá acontece no dia 28, mesma noite do bloco de sujo Xupeta.
No dia 1º de março (sexta) o Cibalena arrasta sua multidão pelo Centro de Corumbá. Depois a atração nacional Tattau comanda a festa na Generoso Ponce. No sábado (2) é a vez da tradicional descida dos blocos oficiais. No domingo e segunda-feira (3 e 4) as escolas de samba desfilam na avenida.
A terça (5) é reservada para o Carnaval Cultural, que relembra as folias de décadas passadas. É também o dia da principal atração: o baile popular na avenida General Rondon com a banda Terra Samba. A apresentação começa à meia noite.