O Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abre no dia 17 de dezembro de 2024, às 19 horas, a exposição “O Tempo Quando Olho”, da artista Sara Welter (SYUNOI).
A mostra explora os diversos olhares sobre o conceito de tempo, desde o desgaste que ele impõe até a forma como as incertezas e acasos moldam nossas experiências cotidianas. A artista propõe um diálogo profundo entre o presente, o passado e o futuro, oferecendo uma oportunidade de reflexão sobre as marcas e os rastros que o tempo imprime em nossas vidas.
A proposta curatorial revela a multiplicidade do tempo através de uma narrativa estética que transita do figurativo ao abstrato, utilizando técnicas como desenho, ilustração, pintura e instalação. O ponto de tensão principal da exposição é o papel do desenho como ferramenta de registro e reflexão, transformando o papel em um espaço onde memória e incerteza se cruzam.
Entre as obras apresentadas, destaca-se a instalação “Em Algum Lugar Já Não Existo Mais”, que marca um ponto alto na trajetória da artista. Resultado de seu trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais, a instalação combina videoarte, pinturas em tecido e desenhos de partes do corpo da própria artista – rosto, peito, coração e coluna. Essa obra transcende a matéria e reflete sobre a efemeridade da existência, utilizando elementos como sangue e veias para criar uma visualidade que mescla o palpável e o etéreo. Ao explorar a dualidade entre presença e ausência, vida e morte, a obra convida o público a contemplar o vazio e a transitoriedade de ser.
Segundo a artista, “o presente é constante e inacabável. Quando olho o tempo, percebo esse espaço vago onde a memória e a incerteza caminham por segundos. O tempo digere tudo que toca”.
Essa exposição é um convite ao espectador para revisitar memórias, confrontar dúvidas e refletir sobre como o tempo molda nossa identidade e o mundo ao nosso redor. Inspirada por pensamentos como o de Clarice Lispector, que escreveu “Tão lentos somos no avançar que só a impaciência do desejo nos deu a ilusão de que o tempo de uma vida é bastante,” a artista constrói um espaço onde o tempo não é apenas medido, mas também sentido e questionado.
Foto: Ana Laura Menegat
A exposição fica em cartaz até o dia 16 de janeiro. O horário para visitação é de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30.
Serviço:
Exposição “O Tempo Quando Olho”, da artista Sara Welter
Data: 17 de dezembro de 2024
Horário: 19 horas
Local: Museu da Imagem e do Som de MS, que fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro
Telefone: (67) 3316-9178
Contato para a imprensa: (67) 99879-4762 (Sara Welter)
Texto: Karina Lima