Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza nos próximos dias 15 e 16 de agosto o “IX Simpósio Estadual de Educação Patrimonial e III Seminário Municipal de Patrimônio Cultural”. O evento acontece na Faculdade INSTED, localizada na Rua 26 de agosto, nº 63, Centro.
Com o tema “Transformação urbana: impactos e desafios da requalificação urbana nos edifícios e seu entorno”, o evento tem o intuito de promover uma reflexão acerca da obra de requalificação urbana que ocorre na região central, o Reviva Campo Grande. Na ocasião, arquitetos e urbanistas, profissionais da construção, gestores e cidadãos discutirão a maneira de se atuar em edificações existentes analisando estudos de caso, capacitando profissionais de diversas áreas para intervenções pontuais na questão da cultura regional, no âmbito da intermediação entre o uso racional do espaço e a valorização da cultura através da arquitetura edificada.
As inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/EventoPatrimônio . A iniciativa conta ainda com a parceria das seguintes instituições: UNIDERP, FACSUL, INSTED, UFMS, UCDB, IPHAN, IAB, SECTUR.
Acompanhe a programação:
1ª. Dia – 15/08 – Quinta-feira
8hs – Credenciamento e Coffee Break
9hs – Abertura Oficial
- Projeto Educa IPHAN: Maria Clara Scardini – Superintendente do IPHAN MS
- Palestra: Programa Viva Campo Grande II – Revitalização da rua 14 de Julho – Palestrante Catiana Sabadin Famarrenho – Coordenadora Central de Projetos PMCG.
12hs – Intervalo para almoço
14hs – Palestra: “Transformação urbana: impactos e desafios da requalificação urbana nos edifícios e seu entorno” – Palestrante Arquiteto Nivaldo de Andrade – Presidente IAB Nacional
Mini Curriculum: Arquiteto e doutor em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), professor e membro dos Colegiados do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da UFBA. Também faz parte da diretoria atual do IAB-BA, onde foi Presidente no biênio 2012/2014.
2ª. Dia – 16/08 – Sexta-feira
9hs – Mesa Redonda: “Instrumentos de fiscalização e de aprovação de projetos no âmbito do patrimônio cultural edificado como medidas de Preservação” – Mediação Arquiteto Me João Santos.
12hs – Intervalo para almoço
14hs – Visita Técnica na Rua 14 de julho (guiada pela equipe do projeto Reviva).
17hs – Encerramento do evento.