Festival Dança Três abre inscrições gratuitas para grupos de danças de MS e de SP

Categoria: Dança, FIC | Publicado: terça-feira, abril 12, 2022 as 09:29 | Voltar

Campo Grande (MS) - O Festival Dança Três - 4ª edição, que acontece de 02 a 05 de junho, em Três Lagoas-MS, está com inscrições abertas para artistas, grupos, academias ou companhias de dança, de MS e de SP, que desejam se apresentar em sua Mostra Aberta. Ao todo, 10 artistas/grupos serão selecionados e as inscrições devem ser realizadas até 25 de abril. O Festival está sendo realizado pela Arado Cultural, com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), do Governo do Estado de MS e, com o apoio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas e, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Sediado em Três Lagoas, região de fronteira entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, o Festival Dança Três visa aproximar a fronteira, incentivar fluxos e canais de comunicação entre esses dois estados por meio da dança. Para além da fruição estética, o que se quer é gerar ambiente favorável à troca de experiências. Aberto para todos os estilos e técnicas de dança, o evento é estruturado em três frentes de atuação: Fronteira, Formação e Fazer Artístico, nas quais se inserem diferentes ações: Mostra Profissional (com companhias e grupos profissionais convidados), Mostra Aberta (com artistas e grupos amadores selecionados por meio de Edital), oficinas, rodas de conversas e intervenções urbanas.

“Estamos próximos do estado de São Paulo, mas muitas vezes pouca produção é difundida de um estado para o outro, então a ideia é ofertar essa oportunidade para que artistas/grupos amadores dos dois estados se apresentem. O Festival estava previsto para ser realizado em 2020, mas pela pandemia os planos foram adiados. Estamos há 2 anos sem apresentações presenciais, então acredito que é um retorno aos palcos com o público próximo, em praça pública, uma oportunidade para os artistas e grupos que também devem estar sedentos de voltar à cena”, realça Renata Leoni, produtora cultural da Arado Cultural.

Nas edições anteriores (2013, 2014 e 2017) o Festival mobilizou e envolveu mais de sete mil pessoas entre bailarinos, gestores, produtores, assistentes na produção do evento, pessoas capacitadas com as oficinas, participantes das rodas de conversa e espectadores nas apresentações. Com relação a Mostra Aberta, compuseram a programação 51 grupos amadores sul-mato-grossenses e paulistas.

Inscreva-se para dançar no palco do Festival! 

Cada artista/grupo pode inscrever no mínimo duas e no máximo quatro coreografias, com no máximo cinco minutos cada, sendo que apenas duas coreografias serão selecionadas. Os interessados devem baixar e preencher a ficha de inscrição, ´Anexo I´ da convocatória/regulamento da Mostra Aberta, que está disponível para download neste link: drive.google.com/drive/folders/1d0jJRV9xp24FzZvrjnN1SjDVyYZNJCit. Em seguida, devem enviar a ficha de inscrição preenchida para o email: mostraabertadancatres@gmail.com. As inscrições vão até 25 de abril.

Após o recebimento das inscrições, entre os dias 26 e 28 de abril, a comissão avaliadora irá selecionar os dez artistas/grupos. Depois, no dia 29, será a divulgação dos selecionados. Mais informações na página Festival Dança Três no Facebook (www.facebook.com/festivaldancatres) ou na página da Arado Cultural no Instagram (@aradocultural).

Com informações da Assessoria

Fotos: Cia Brasileira de Danças Clássicas - Karina Fojo

Publicado por: Karina Medeiros de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.