Uma deliciosa releitura da receita de Mojica de Jacaré, feita pelo chef bonitense Felipe Caran, abriu a programação da Cozinha Show do 23º FIB (Festival de Inverno de Bonito), nesta quinta-feira (22). Neste ano, a atração tem como temática a “Gastronomia Pantaneira e Ancestralidade”.
Rica em sabores e tradição, a gastronomia pantaneira reflete a cultura e a influência dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul. “A Mojica é uma moqueca indígena originária do povo Guató, presente na região pantaneira de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bolívia. A palavra mojica significa algo como ‘o que vem do rio, misturado com mandioca'”, detalha o chef Felipe Caran.
Os principais ingredientes da receita do chef são mandioca, jacaré e urucum. “Os guatós, como a maioria dos povos originários, utilizam muito a mandioca como base de sua gastronomia, pintavam o rosto com urucum, além de usarem essa especiaria em suas receitas para dar cor. Eles também se alimentavam muito de jacaré. Então, é muito provável que essa mojica que trago aqui hoje seja de origem guató, daqui de Mato Grosso do Sul, mesmo que a receita seja, hoje em dia, mais conhecida no Mato Grosso”, explica o chef.
O chef conta que buscou resgatar a ancestralidade para apresentar a receita e quis evidenciar a mandioca, que é uma raiz muito presente no Centro-Oeste brasileiro e, principalmente, em Mato Grosso do Sul. Apesar de toda a preparação para fazer a releitura, ele garante que é muito fácil preparar esse prato em casa e dá uma dica valiosa: “quem não gosta ou não consegue encontrar facilmente a carne de jacaré, pode substituí-la por peixe, como nesta receita aqui”:
Mojica de peixe
- 1 kg de filé de pintado ou outro peixe cortado em cubos
- ½ kg de mandioca cortada em cubos
- 5 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo
- 1 colher (chá) de urucum (colorau)
- 1 xícara (chá) de coentro
- 1 xícara (chá) de cebolinha
- 1 xícara (chá) de cebola
- 1 xícara (chá) de pimentão picado
- 2 xícaras (chá) de tomate picado
- 2 pimentas-bodinha ou de cheiro inteiras
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 3 dentes de alho amassados
- 1 limão
- Sal e pimenta a gosto
Tempere o peixe com o suco do limão, sal, alho e pimenta-do-reino a gosto e reserve. Coloque o azeite em uma panela para esquentar e refogue a mandioca com todos os temperos. Quando a mandioca estiver cozida, adicione o peixe para cozinhar. Quando o peixe e a mandioca estiverem no ponto, acrescente o leite de coco e desligue o fogo. Sirva quente com arroz branco. O chef Felipe Caran lembra que, se a proteína for jacaré, não é recomendado usar limão para temperar, pois a carne pode endurecer. Bom apetite!
Débora Bordin, Festival de Inverno de Bonito
Fotos: Álvaro Rezende