Flib 2025 é aberta na Praça da Liberdade na noite desta quarta-feira

  • Publicado em 18 set 2025 • por Karina Medeiros de Lima •

  • A Feira Literária de Bonito (FLIB) chega à sua nona edição entre os dias 17 e 21 de setembro, na Praça da Liberdade. A abertura aconteceu na noite desta quarta-feira, com a presença das autoridades.

    Neste ano, o tema central da feira é “Literatura: a autoria, a arte e a vida”, com foco nas obras que partem da experiência pessoal para a criação literária. Autobiografias, autoficções, diários e biografias serão o eixo das discussões, destacando a força da narrativa individual como instrumento de interpretação e transformação da realidade. A edição de 2025 homenageia duas figuras essenciais para a literatura brasileira e sul-mato-grossense: Carolina Maria de Jesus e Flora Egídio Thomé.

    A FLIB 2025 é uma realização da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio de diversas instituições culturais e empresas parceiras. Desde a publicação do Decreto-Lei Estadual nº 6.457, de 11 de agosto de 2025, a feira integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A organização é da Bolt Realizações, com realização do Instituto Ìmòlé.

    Desde a sua primeira edição, a doutora Maria Adélia Melegazzo é a curadora da Feira. Ela disse que a cada ano sente uma energia maior circundando, com todo o apoio que recebe da Cidade de Bonito, das instituições envolvidas. “A feira tem essa capacidade de levar a literatura para perto do público, tornando o acesso ao livro muito mais fácil, vocês veem ali o pavilhão das letras tomado de livros, tem até uma árvore. Oferece livros a todos, gratuitamente. Então, assim, a Feira Literária, ela já faz parte do imaginário da cidade de Bonito”.

    A secretária de Educação e Cultura de Bonito, Eliane Maria Fregato, disse que a Flib é um encontro que celebra a força da palavra, da imaginação, do conhecimento, tudo preparado com muito carinho, muito bem organizado. “Nós temos que agradecer este presente para o nosso município de Bonito e a partir de hoje toda a população, todos os nossos de cultura, de literatura aqui, ao nosso redor aqui na praça”.

    Lelo Marchi, gestor de Cultura de Bonito disse que a Praça da Liberdade ganha vida nesses dias sobretudo em um assunto tão importante que é a literatura, “é política pública que fica”. “Vocês estão formando leitores e a gente agradece vocês por isso. Cada livro que a gente lê é um pouco do que nos constrói e isso reforça nossa identidade. Espero que a gente aproveite bastante a FLIB”.

    A vereadora, professora Ramona Aquino, falou em nome da Câmara Municipal de Bonito. “Eu quero cumprimentar que todas as autoridades presentes e dizer da nossa alegria, nós bonitenses, sediar pela nona vez a nossa Feira Literária, com certeza é um evento maravilhoso para a nossa cidade, um evento que celebra a arte, a cultura, a literatura e todas as suas formas. Então nós da Educação só temos a agradecer e queremos mobilizar. Para utilizar nossas escolas, nossos estudantes, meus familiares, que venham todos prestigiar a nossa Feira, que realmente vale a pena. A programação está maravilhosa, não podemos perder essa oportunidade”.

    A representante do Ministério da Cultura, Caroline Garcia, coordenadora do escritório estadual do Ministério da Cultura em Mato Grosso do Sul, afirmou que Mato Grosso do Sul tem recebido recursos já em uma ordem já de mais de 150 milhões desde o início dessa gestão. “A FLIB também conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, uma política, a maior política de fomento, a arte, a cultura que nós já tivemos, em que tem uma função de promover a inclusão, políticas afirmativas, de poder chegar a todas as pessoas e também colaborar com esse processo tão importante que é do incentivo à literatura, à escrita e à leitura. É fundamental, esse evento, a FLIB é fundamental para o nosso estado, está no nosso calendário cultural de Mato Grosso do Sul e transformar esse país e esse estado num estado de leitores é uma missão importantíssima, fundamental para que a gente consiga ser um país melhor, promover a democracia, ter um melhor entendimento, uma leitura do mundo”.

    O organizador da FLIB, Carlos Porto, disse que esta nona edição é um desafio maior de todos nós. “Eu conversava ontem com o prefeito, o Josmail, falar de uma feira literária em Mato Grosso do Sul e falar de uma feira literária em Bonito Como é que ela foi criada? Por que ela foi criada? Qual a importância que essa feira tem? Qual que é o objetivo da gente estar aqui na praça falando de literatura e homenageando pessoas que fizeram que a literatura fizeram e faz parte da história de tantos brasileiros ou estrangeiros né que que tem o livro como um elemento transformador e para nós, tantas pessoas que construíram um pedacinho, uma letra, né, está em algum lugar para que a gente pudesse estar nesse palco aqui falando da nona edição e construir. Eu espero vocês todos aqui em 2026, pra gente celebrar 10 anos da construção da Feira Literária de Bonito. Muito obrigado por vocês estarem aqui, abracem essa praça durante os 5 dias e convivam com os livros”.

    A Secretária de Turismo, Indústria e Comércio e Vice-Prefeita, Juliane Salvadori, falou que a FLIB vem para abrilhantar ainda mais o calendário de eventos de Bonito. “E não tem maior orgulho pra gente do que a gente poder oferecer e poder ajudar e contribuir pra fazer um evento. E aí, eu quero cumprimentar toda a nossa equipe aqui da educação, as nossas diretoras, os nossos professores, os nossos alunos, dos nossos alunos virem participar. Aprender. E eu tenho certeza, Carlos, que aquela criança que participou a nove anos atrás, hoje, com certeza, ela tem alguma coisa, alguma lembrança, alguma sementinha que foi plantada lá atrás dando resultado e dando os frutos”.

    Logo após a fala das autoridades, foi divulgado o resultado do concurso de redação. Confira abaixo os vencedores:

    Na Categoria I (5º, 6º e 7º anos), os vencedores foram:

    1º lugar: Diário de um ipê amarelo, de Kauan Matheus Paim Bom (6º ano, Escola Municipal Professora Durvalina Dorneles Teixeira), orientado pela professora Leia Cristina Oliveira Santos.

    2º lugar: O caderno da minha vida, de João Paulo Alberico Rodrigues (5º ano, Escola Municipal João Alves de Nóbrega), orientado pela professora Simone Gomes da Costa.

    3º lugar: As aventuras da Clara na literatura, de Maria Clara Santana de Oliveira (5º ano, Escola Municipal João Alves de Arruda), orientada pela professora Marinalva de Souza.

    Já na Categoria II (8º e 9º anos), os premiados foram:

    1º lugar: O reino, de Esmeralda da Costa de Souza (9º ano, Escola Municipal Rural Ozório Jacques), sob orientação da professora Adriana Ortiz de Matos.

    2º lugar: O indígena na floresta, de Emerson Pedroso Abicho (8º ano, Escola Municipal Rural Ozório Jacques), também orientado por Adriana Ortiz de Matos.

    3º lugar: Tempos antigos, de Luciano Fernandes da Conceição (9º ano, Escola Municipal Rural Ozório Jacques), orientado pela mesma professora.

    Texto: Karina Lima

    Fotos: Luana Chadid

    Categorias :

    Feira Literária de Bonito, FLIB

    Veja Também