Publicado em 10 fev 2026 • por Karina Medeiros de Lima •
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio do Arquivo Público Estadual, realiza a partir desta quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, o Mapeamento de Arquivos e Centros de Documentações Históricas de MS.
O Cadastro de Arquivos e Centros de Documentações Históricas de MS é uma adesão voluntária, sem custos e aberta a todos os arquivos públicos ou privados, ligados às prefeituras, câmaras municipais, universidades, centros de pesquisa, associações ou outras instituições públicas ou privadas estabelecidas no estado de Mato Grosso do Sul que possuam acervos de relevância histórica e/ou cultural.
Tal cadastro visa mapear acervos e proporcionar ao Arquivo Público Estadual de MS trabalhar de maneira colaborativa com outras instituições de salvaguarda da história de nosso estado, colaborando com processos que envolvam educação e pesquisa científica. Além disso, por meio do mapeamento será proposta a criação do Sistema Estadual de Arquivos e Centros de Documentação Histórica de Mato Grosso do Sul.
O cadastramento é direcionado a Arquivos públicos ou privados, ligados às prefeituras, câmaras municipais, universidades, centros de pesquisa, associações ou outras instituições públicas ou privadas estabelecidas no estado de Mato Grosso do Sul.
O coordenador do Arquivo Público Estadual, Douglas Alves da Silva, informou que o Cadastro de Arquivos e Centros de Documentação Histórica de Mato Grosso do Sul, que está sendo realizado pelo Arquivo Público Estadual, visa proporcionar o mapeamento de acervos documentais do estado. “Com o mapeamento dessas instituições, nós poderemos saber quais tipos de acervo documental estão espalhados pelos municípios. Então é importante fazer essa junção para sabermos o que cada instituição tem em sua guarda para que possamos trabalhar de forma colaborativa. Isso também faz parte das atribuições do Arquivo Público Estadual de Mato Grosso, da Fundação de Cultura, da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural. Além disso, após esse mapeamento, a Fundação de Cultura poderá lançar as bases para a criação do nosso Sistema Estadual de Arquivos e Centros de Documentações Históricas de Mato Grosso do Sul que seria justamente um braço da Fundação de Cultura com vistas a aproximar o setor de documentação histórica e cultural estadual dos municípios, instituições, associações, acervos privados, para que possamos inclusive, com esse mapeamento, observar quais são as reais necessidades desse setor, principalmente dos arquivos históricos e culturais”.
O cadastro será feito por meio de preenchimento online do formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdpnyOfJ9TxMSJ3AXFOc05ZXSFvxMeGALlXDZTrSNkLgwMmeA/viewform
Para esclarecimento de dúvidas, o contato é (67) 3316 -9167 – Arquivo Público Estadual de MS. E-mail:arquivo@fcms.ms.gov.br
Texto: Karina Lima
Fotos: Ricardo Gomes

