Publicado em 28 nov 2025 • por Karina Medeiros de Lima •
Na noite desta quinta-feira, 27 de novembro, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras realizou a última edição de 2025 do seu tradicional Chá Acadêmico recebendo o escritor e pesquisador Godofredo de Oliveira Neto, membro da Academia Brasileira de Letras. A Fundação de Cultura é parceira dos Chás Acadêmicos da ASL.
Além da palestra com Godofredo de Oliveira Neto, o Chá Acadêmico contou com as ações conjuntas com a UFMS e a Confraria Sociartista, com expressões artísticas visuais e musicais. A noite foi encerrada com uma apresentação musical no foyer da ASL, durante a confraternização entre o público e os imortais presentes.
O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, esteve presente e ressaltou a parceria entre a FCMS e a ASL na realização dos Chás Acadêmicos. “É um projeto que nós pensamos já em 2023 e colocamos em prática em 2024 e 2025. É muito importante o apoio a esse projeto, uma vez que todos os meses nós temos palestras sobre literatura, sobre artes, recheada também com outras questões culturais. Sempre temos uma apresentação cultural musical com explicação do que está sendo feito, então geralmente são alunos da UFMS, do professor Marcelo Fernandes, também já tivemos algumas apresentações aqui do Eduardo Martinelli com a sua equipe, onde a gente aprende sempre um pouco mais sobre a música também. Nós temos também a parceria da Confraria Sociartista, que em todas as edições existe a amostra de artes visuais e é interessante que agora em 2025 também eles renovarem, trazendo uma pintura ao vivo, enquanto acontece a palestra, eles vão terminando a pintura e mostram, e essa última do ano também eles farão com duas pessoas pintando uma única tela, então é um trabalho muito interessante e eu acho que é um movimento muito importante para a literatura. Esse ano de 2025 a gente teve a Bienal, que foi acho que um marco muito importante, superou todas as expectativas com relação ao público e então eu acho que é uma manutenção dos programas de literatura no estado de Mato Grosso do Sul, com a chancela e apoio da Fundação de Cultura do Estado”.
O presidente da ASL, Henrique de Medeiros, afirmou que neste segundo ano dos Chás Acadêmicos a ASL conseguiu manter uma relação aqui com o Mato Grosso do Sul da Academia Brasileira de Letras. “É uma relação que você tem com a área de cultura, com a área de educação e uma troca de diferenças muito forte, muito grande, né? Porque os membros da Academia Brasileira são pessoas que realmente têm um background, têm uma vivência, uma participação da cultura brasileira importantíssima. A gente foca demais no papel da academia, demais na importância que a Setesc e que a Fundação de Cultura tiveram em apoiar esses projetos nos dois anos, em participar. Então esse trabalho todo de resgate e de troca de experiências, de conhecimentos literários, culturais, termina contribuindo para a questão da leitura, para a questão da educação, do desenvolvimento do pensamento, do autocrítico do Estado”.
O escritor, professor universitário e pesquisador Godofredo de Oliveira Neto, catarinense e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupa a cadeira nº 35, ministrou a palestra é intitulada “Língua e literatura de expressão portuguesa: identidades e encontros”. Ao falar sobre os Chás Acadêmicos da ASL, ele afirma que “essa iniciativa da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é algo fundamental, a Academia Brasileira de Letras encampou, abraçou, eu sou o décimo acadêmico da ABL a estar aqui presente. Eu acho que essa união dessas academias, a gente está trabalhando para uma união do Brasil, não há um capricho assim de acadêmico, é porque com a regionalização do país, que eles vão se juntar, isso é uma contribuição política e cultural enorme, enorme, porque a gente conhece o Brasil, você conhece as partes do Brasil, diminui assim os preconceitos, as intolerâncias, então acho que é uma atitude cultural. Muito importante para o país, não é só para nós, nas academias. E a ABL então se junta a esse esforço também com muita ênfase e com muita alegria”.
Texto: Karina Lima
Fotos: Samuel Rocha



