Durante os dias 20 a 22 de setembro, a Gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain, está reunida com cerca de 80 representantes de todo o Brasil na Oficina de Construção de Direcionamento Estratégico da Nova Política do Artesanato Brasileiro, na Escola Nacional de Administração Pública – ENAP em Brasília (DF). O objetivo do encontro é discutir o desenvolvimento e promoção de políticas públicas destinadas à valorização do setor artesanal ao longo dos próximos quatro anos.
A oficina é promovida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) da Secretaria de Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo, presente na estrutura do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e visa discutir acerca das políticas públicas e diretrizes que norteiam o artesanato do país. A ação conta com a presença representantes do setor no âmbito federal e estadual, além de instituições de ensino e da iniciativa privada, a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“A participação do estado de MS nesta oficina é de essencial importância para a criação de Políticas Pública do Artesanato. A partir dessa oficina vão ser criados as novas diretrizes do artesanato brasileiro, que impacta diretamente no artesanato do Mato Grosso do Sul, são vários atores do artesanato trabalhando no desenvolvimento do setor”, destacou Katienka Klain.