Campo Grande (MS) – Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 19 de julho, edital de seleção pública da Fundação de Cultura para atrações artísticas sul-mato-grossenses para participação no 13º Festival América do Sul Pantanal, a ser realizado de 10 a 13 de novembro em Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro e Puerto Suarez, na Bolívia. Serão selecionados shows, na área de Música, espetáculos, na área de Artes Cênicas, e exibição de curtas-metragens na área de Audiovisual.
O Festival América do Sul Pantanal tem por objetivo produzir ações que contribuam para a integração entre os países sul-americanos promovendo encontros que valorizem a diversidade cultural do continente, a criação e fruição de riquezas, o intercâmbio, a revelação de experiências e debates de temas relativos à cultura, ao turismo, ao empreendedorismo, à inovação, ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.
Os artistas proponentes devem ser residentes no Estado e com atuação artística comprovada de, no mínimo, dois anos nas áreas de Artes Cênicas, Música e Audiovisual. O Edital contempla: dois espetáculos de Circo para espaços ao ar livre ou alternativos, dois espetáculos de Teatro para espaços ao ar livre ou alternativos, dois espetáculos de Dança para espaços ao ar livre ou alternativos. Cada espetáculo terá duas apresentações. Música: oito shows, sendo quatro para o Palco do Sol e quatro para o Palco Integração. Audiovisual: seis filmes curtas-metragens, com tempo de duração de até 20 minutos cada, dos gêneros: ficção, documentário, animação ou experimental; três filmes médias metragens de 20 minutos a 55 minutos ou longas metragens a partir de 55 minutos, gênero livre.
Cada proponente poderá inscrever somente uma proposta.
As inscrições estarão abertas no período de 20 de julho a 2 de setembro de 2016 e deverão ser realizadas pelos pretendentes ou seus procuradores, somente através dos Correios por meio de Sedex, enviado para o seguinte endereço:
13º FESTIVAL AMÉRICA DO SUL PANTANAL 2016
ÁREA DA PROPOSTA ( ) Circo ( ) Dança ( ) Teatro ( ) Música ( ) Audiovisual Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul Gerência de Desenvolvimento e Difusão de Programas Culturais Av. Fernando Corrêa da Costa, N.º 559, 4º andar, Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho Campo Grande – MS. CEP 79.002-820
O calendário de atividades obedecerá às seguintes datas: publicação do Edital no Doems 19/07/2016; recebimento das inscrições: 20/07 a 02/09/2016; período de análise das Comissões de Seleção: 12/09 a 22/09/2016; publicação das Atas das Comissões de Seleção: 26/09/2016.
Os projetos inscritos serão analisados por uma Comissão de Seleção específica para cada área artística, nomeada por ato da diretora-presidente da FCMS, o qual será publicado no Diário Oficial, composta por seis membros, sendo três titulares e três suplentes, de reputação ilibada e reconhecimento da matéria em exame.
Os critérios a serem considerados são: Artes Cênicas a) qualidade artística da proposta = peso 4; b) qualificação dos integrantes/currículo do proponente = peso 2; c) trabalhos autorais e inéditos = peso 2; d) viabilidade prática da apresentação/adequação ao espaço cultural = peso 2.
Música: Show Palco do Sol a) qualidade artística da proposta = peso 4; b) qualificação dos integrantes/currículo do proponente = peso 2; c) trabalhos autorais e inéditos = peso 2; d) viabilidade prática da apresentação/adequação ao espaço cultural = peso 2. Show Palco da Integração a) qualidade artística da proposta = peso 4; b) qualificação dos integrantes/currículo do proponente = peso 4; c) trabalhos autorais e inéditos = peso 2.
Audiovisual: Adequação ao gênero no qual o material audiovisual foi inscrito: Curta metragem (ficção, documentário, animação ou experimental) Média ou Longa metragem (gênero livre) a) qualidade artística da proposta = peso 4; b) qualificação dos integrantes/currículo do proponente = peso 2; c) Qualidade do desenvolvimento narrativo = peso 2 d) Qualidade técnica = peso 2.
Cada integrante da Comissão de Seleção atribuirá notas de cinco a dez para cada critério, multiplicando pelo respectivo peso. Para ser classificado, o concorrente deverá atingir a pontuação mínima de 60 pontos de média, sendo que a pontuação será obtida pela soma das notas atribuídas por cada membro titular da Comissão de Seleção e será dividida por três, classificando os selecionados do 1º lugar em diante, em ordem decrescente de pontuação.
Serão selecionados até seis projetos de artes cênicas, e mais seis suplentes, até oito projetos de música, e mais oito suplentes, até seis projetos de audiovisual, e mais seis suplentes, de acordo com a pontuação designada durante o processo seletivo para que, em caso de impossibilidade de contratação dos primeiros, seja por desistência, inabilitação fiscal ou não cumprimento das determinações deste edital, possam ser convocados os suplentes para contratação.
A relação dos selecionados será publicada no Diário Oficial do Estado e divulgada na página eletrônica da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) www.sectei.ms.gov.br e FCMS – www. fundacaodecultura.ms.gov.br.
Da decisão das Comissões de Seleção caberá recurso no prazo de cinco dias úteis, a contar da data seguinte à publicação do resultado no Diário Oficial. Não serão selecionados espetáculos, shows e obras audiovisuais que tenham sido apresentadas/exibidas nas últimas três edições (2013, 2014 e 2015) do Festival.
Serão pagos os valores brutos de: Artes Cênicas: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) por apresentação; Música: R$ 7.000,00 (sete mil reais) para show no Palco do Sol, e R$12.000,00 (doze mil reais) para show no Palco Integração; Audiovisual: R$ 500,00 (quinhentos reais) por exibição para curta-metragem e R$ 1.200,00 ( Hum mil e duzentos reais) por exibição para média ou longa metragem.
Para a presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e secretária adjunta de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Andréa Freire, o edital vem atender a uma demanda de política pública e a uma expectativa da classe cultural do Estado. “O Festival América do Sul é um evento importantíssimo no Estado. Esperamos que os artistas se inscrevam para atrações nas duas cidades bolivianas, Corumbá, Ladário, e duas brasileiras, Puerto Quijarro e Puerto Suarez. A expectativa é grande e esperamos selecionar grandes espetáculos de teatro, circo, dança e audiovisual”.
O Edital estará disponível na internet, nos endereços: www. fundacaodecultura.ms.gov.br, www.sectei.ms.gov.br, link Editais, podendo também ser obtido no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, no site www.imprensaoficial.ms.gov.br .
Quaisquer informações complementares sobre este Edital poderão ser obtidas pelos telefones (67) Núcleo de Dança – 3316-9169; Núcleo de Teatro e Circo – 3316- 9171; Núcleo de Música – 3316-9316; Núcleo de Audiovisual – 3316-9173, no período de 7h30 às 13h30.