Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais (GDAA), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul tem desempenhado um papel fundamental na promoção e valorização do artesanato no estado.
Campo Grande – MS. As atividades promovidas pela GDAA – Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais – ganharam destaque a partir da reinauguração Casa do Artesão, que aconteceu durante a programação da 15ª semana do artesão; um evento anual promovido pela GDAA, com o apoio de entidades representativas dos artesãos do estado e do Sebrae/MS. Considerado o principal evento de celebração do Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, a Semana do Artesão fortalece os laços entre os profissionais do artesanato, tanto individualmente quanto por meio de suas entidades representativas, além de prestar homenagens ao talento e às obras desses artesãos, que expressam a rica cultura sul-mato-grossense: Beatriz Barros, Lucimar Maldonado e Leslie Bassi Gaffuri, reconhecidos por seu talento e contribuição para o artesanato local.
A edição de 2023 da Semana do Artesão contou com a participação de diversos municípios: Campo Grande, Bonito, Jardim, Rio Verde, Coxim, Corumbá, Caarapó, Três Lagoas, Aquidauana, Brasilândia, Bodoquena, Miranda e Dourados. Durante o evento, um valor total de R$ 88.500,00 foi alcançado com a comercialização de produtos artesanais.
A programação da Semana do Artesão ofereceu uma variedade de atividades para os participantes. A reinauguração da Casa do Artesão marcou a abertura oficial do evento, com a entrega do restauro do prédio e uma cerimônia especial. Uma exposição intitulada “Rota Pantaneira” foi aberta, destacando o trabalho das artesãs locais. Apresentações musicais de Geraldo Espindola, Gabriel Sater e Gideão Dias, bem como a Escola de Samba Cinderela Tradição, proporcionaram momentos de entretenimento durante o evento.
As oficinas de artesanato foram realizadas em escolas públicas e ofereceram a oportunidade de aprender técnicas tradicionais. Uma das oficinas abordou a arte da Viola de Cocho, demonstrando o seu valor como patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul, com o instrutor Mestre Sebastião Brandão. Outra atividade envolveu a modelagem em argila, com a instrutora Andreia Lacet.
Uma das atrações mais aguardadas foi a Feira de Artesanato “Mãos que Criam”, que proporcionou um espaço para os artesãos exporem e divulgarem seus trabalhos. Durante a feira, foi realizada uma exposição dos artesãos homenageados na 15ª Semana do Artesão, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar suas obras. Além disso, houve apresentações diversas atrações musicais.
Outro destaque importante no primeiro semestre de 2023, foi a rodada de negócios em parceria com o Sebrae/MS, na qual 30 artesãos do estado de Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos a 10 lojistas do Brasil. Essa iniciativa resultou em um valor comercializado de R$ 289.000,00.
Para a gerente de artesanato da FCMS, Katienka Klain, a Semana do Artesão foi um sucesso: “O evento proporcionou momentos de celebração, aprendizado e reconhecimento para os talentosos artesãos do estado. Com suas obras diversificadas e criativas, esses profissionais mantêm viva a cultura sul-mato-grossense, transmitindo sua riqueza e tradição por meio do artesanato”, pontua.
Fortalecimento
Em Mato Grosso do Sul, a Gerência de Artesanato desempenha um papel fundamental na valorização e no fortalecimento do setor artesanal. Por meio do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), vinculado ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a gerência busca conhecer e mapear o segmento, além de elaborar políticas públicas voltadas para os artesãos e emitir a Carteira Nacional do Artesão.
A Gerência de Artesanato promove a geração de trabalho e renda e eleva o nível cultural, profissional, social e econômico dos artesãos sul-mato-grossenses. Um dos benefícios concedidos aos portadores da Carteira Nacional do Artesão é a possibilidade de comercialização com emissão de Nota Fiscal, desde que esteja cadastrado no Cadastro Especial de Artesão (CEA). Além disso, a carteira garante acesso a feiras, editais, à comercialização na Casa do Artesão, bem como o direito de filiação a entidades de artesãos e a oportunidade de ministrar oficinas para compartilhar conhecimento e habilidades.
Entre janeiro e junho deste ano, A Gerencia emitiu cadastrou e renovou 163 novas Carteiras Nacional do Artesão, enquanto outras 43 foram renovadas. No total, foram contabilizadas 206 emissões de carteiras em todo o estado, evidenciando o interesse e o engajamento dos profissionais nesse programa.
Eventos
Por meio de sua participação em eventos como a Expogrande – Exposição Agropecuária de Campo Grande, reuniões estratégicas e a realização de oficinas, a gerência tem contribuído para o fortalecimento da cultura local e a geração de renda para famílias sul-mato-grossenses. o evento é um dos mais tradicionais do estado e contou com a presença da GDAA. Este ano, a Casa do Artesão teve a oportunidade de expor trabalhos regionais em um stand especialmente dedicado ao artesanato. Além dos leilões de gado, lançamentos de tecnologias e exposições de raças de animais, a presença do artesanato trouxe um toque de criatividade e tradição à exposição.
Outro destaque é a recente reunião dos coordenadores estaduais do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), realizada em Brasília. O encontro compartilhou propostas e ações para fortalecer o setor artesanal em todo o país. A GDAA participou com um representante do estado, contribuindo para a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do artesanato brasileiro.
Além da participação em eventos, a Gerência tem promovido oficinas de artesanato, oferecendo cursos de gestão de negócios, inovação, design e aprimoramento técnico. As oficinas proporcionam um espaço para o compartilhamento de técnicas e conhecimentos entre os artesãos, promovendo o aprimoramento das habilidades e o repasse do ofício de geração em geração. Com o apoio da Gerência, diversos núcleos de artesanato foram criados ou revitalizados em várias regiões do estado, impulsionando a cultura local e gerando ocupação e renda para as famílias sul-mato-grossenses.
A programação da GDAA inclui diversas oficinas em diferentes municípios do estado. Destaque para a oficina de modelagem em argila dos bichos do Pantanal em Rio Brilhante, a oficina de macramê em Aparecida do Taboado e a oficina de cerâmica terena no distrito de Taunay, em Aquidauana. Essas oficinas oferecem aos participantes a oportunidade de aprender técnicas tradicionais e expressar sua criatividade por meio do artesanato.
Além das oficinas, a Gerência também está envolvida na participação em feiras nacionais, onde o artesanato de Mato Grosso do Sul é exposto e comercializado. Essas feiras são uma vitrine importante para a produção artesanal do estado, oferecendo oportunidades de negócios e encomendas. A participação nessas feiras é feita por meio de seleção via edital de chamamento público, garantindo representatividade e qualidade nas exposições. Os Artesão do Estado participaram da 42ª Feiarte – Feira Internacional de Artesanato, em Curitiba, e a 9ª Fencartes – Feira Internacional de Artesanato e Decoração, em Florianópolis.
Klain destaca, ainda, a importância do artesanato no setor econômico. “É uma das formas mais ricas de expressão cultural e criativa de um povo. Nos últimos tempos, o setor tem adquirido um viés econômico significativo, contribuindo para a inclusão social, a geração de empregos e renda, bem como para o desenvolvimento de vocações regionais”, finaliza.
Rod Ostemberg e Ana Ostapenko – Comunicação FCMS
Foto: Daniel Reino