Campo Grande (MS) – O grupo Funk-se estreia nos dias 17 e 18 de abril, às 20h30, no Armazém Cultural Capital o seu mais novo espetáculo: “TemTrem?” conta sobre a chegada e os impactos da ferrovia na outrora pequena Campo Grande e no antigo Mato Grosso uno. A entrada é franca
O projeto TemTrem? conta com o financiamento do Fundo Municipal de Investimentos Culturais – Fmic 2013 (Fundação de Cultura de Campo Grande) e apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Investiga e promove uma relação da chegada da ferrovia em 1914 em Campo Grande, no antigo Mato Grosso com a revolução industrial que se espalhava pelo mundo ocidental e as danças sociais urbanas, do início do século XX, dos Estados Unidos da América.
“Era um momento em que se falava de progresso, evolução e principalmente, uma promessa de vida nova”, explica o diretor do Funk-se, Edson Clair. Ele cita também que diversos povoados surgiram à beira da linha férrea, trazendo desenvolvimento econômico e vinda de imigrantes para o Estado.
“Houve aumento da população urbana, incremento dos serviços e atividades relacionadas ao turismo, e do próprio comércio. E além da capital sul-mato-grossense, outras cidades tiveram grande crescimento como Aquidauana, Miranda, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Terenos, Três Lagoas e Sidrolândia, que surgiram em função da linha Férrea”, acrescenta.
O grupo trabalha com pesquisas de danças urbanas e “TemTrem?” busca uma ligação das origens das danças sociais urbanas que se iniciaram na década de 20 (Charleston, Lindy Hop, sapateado e boogie) e dos novos panoramas surgidos com a ferrovia. “É uma ponte entre o tema e a dança, para explicar as sucessivas transformações dos espaços sociais e das memórias de um passado histórico”, finaliza o diretor de danças urbanas.
Funk-se – Criado em 1996, o grupo trabalha a dança em vários tipos de espaço, democratizando o acesso às manifestações artísticas propostas pelo grupo. Já esteve presente nos palcos de SP, PR, GO, MG, MT e mais de 30 cidades de Mato Grosso do Sul.
Vale ressaltar a premiação obtida por duas vezes na Funarte (Prêmio Klaus Vianna) com o espetáculo “Frágil ou o Sentido da Ruptura”, que aborda a questão indígena. Além disso, também já foi selecionado para diversos festivais regionais e internacionais.
Serviço – O espetáculo de dança “TemTrem?” é gratuito e acontece nos dias 17 e 18 de abril, às 20h30, no Armazém Cultural – localizado na Avenida Calógeras, 3065 (próximo à Feira Central de Campo Grande), em Campo Grande. Para mais informações acesse: www.facebook.com/grupofunkse.
Assessoria de Imprensa:
Marcele Aroca Camy – marcelearocaa@gmail.com | 8150-9892