Publicado em 12 nov 2025 • por Marcio Rodrigues Breda •
Pessoas, lugares, virtudes. Os livros infantis são cativantes ao abordarem de forma lúdica e singela nossa humanidade. E um novo lote novinho, com 600 publicações, acaba de desembarcar na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. São voltados para crianças – de todas as idades – e podem ser lidos e emprestados sem burocracia ou custo.
Acordo firmado entre a Diretoria de Patrimônio e Memória da FCMS e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE, vinculado ao Ministério da Educação) possibilitou a chegada desta nova leva de livros, que atenderá um público que já é cativo da Biblioteca Isaías Paim.
“Felizmente temos um grande fluxo de jovens leitores aqui, que é um local muito diverso para eles. Há um espaço infantil que sempre atrai visitantes, com um grande público inclusive aos sábados. Alguns vem para estudar, muitos para conhecer novas obras, ler por recreação e levá-las por empréstimo. Essa nova aquisição é bem importante, pois reforça nosso acervo e ajuda na formação de novos leitores”, explica Aparecido Melchiades, cooredenador da Biblioteca.
Fora do “itinerário” inicial de distribuição de livros do FNDE, a Biblioteca Isaías Paim foi incluída com conversa e persistência. “Temos um grande público de crianças e adolescentes e projetos de incentivo à leitura que justificam nossa participação. Conseguimos após muito diálogo integrar um dos lotes de distribuição, que conta com livros especiais, que celebram a magia do universo da primeira e segunda infância”, explica Melly Sena, diretora de Patrimônio e Memória da FCMS.
Portas abertas
Os livros navegam entre prosa e poesia pelas belezas da natureza e da gentileza, revelando histórias mágicas, diversas e instigantes. Um universo único que pode ser acessado lá mesmo, na Biblioteca, ou levado para casa por empréstimo, de forma muito simples.
O primeiro passo é a emissão da carteirinha, de forma gratuita. É necessário apresentar na Biblioteca Isaías Paim um documento com foto e comprovante de residência. Ela sai na hora. A partir daí já é possível consultar o acervo de mais de 40 mil obras e levar um livro para casa.
Com a carteirinha em mãos é possível consultar livros e realizar reservas também de forma remota. “Nosso novo sistema integrado e digital conta com o acervo da Biblioteca e é muito fácil de ser acessado. Por meio dele, sem custo algum, a pessoa encontra dentro de uma enorme variedade de estilos e títulos o que gostaria de ler e já garante a reserva”, explica Aparecido Melchiades. Basta acessar o link: fcms.phlnet.com.br.
Além do acervo catalogado, a Biblioteca Isaías Paim conta com o Troca Book. Funciona assim: São dois expositores com livros doados dos mais variados gêneros. A pessoa deixa um e leva outro. Um processo de circulação permanente, simples e totalmente gratuito.
Serviço
Conheça a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim. Ela fica no térreo do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro, em Campo Grande.
Funciona das de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 8 às 13 horas.





