Campo Grande (MS) – O Teatro Imaginário Maracangalha celebra dez anos de arte a céu aberto. Está no campo, na cidade, nas aldeias, assentamentos e retomadas indígenas. Nesse percurso formou muitas pessoas que passaram por esse território de vivências. Uma programação especial – com apresentações durante toda a semana – comemora a data. E as atrações são, como sempre, gratuitas.
O grupo realizará a “Mostra dez anos a céu aberto”, com o repertório completo de espetáculos e intervenções, o “Cortejo de São Genésio” e o “Sarobá Divino Maravilhoso” impulsionando o trabalho continuado e acessando a comunidade campo-grandense com arte e cultura.
As atividades contam com o apoio dos coletivos Bocaiuva, Cia das Artes, Teatral Grupo de Risco, Circo do Mato, Coletivo Terra Vermelha, Ascuri, Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Fundac, Grupo Camuanga de Angola, Cordão Valu, Orquestra Vai Quem Vem e Rede Brasileira de Teatro de Rua.
Obra e luta – Atuando desde 2006, o Teatro Imaginário Maracangalha desenvolve ações de arte pública e trabalho continuado, pesquisando teatro de rua em formato 360º. Cortejos e intervenções urbanas são marcas tradicionais do grupo.
Atualmente mantém um repertório de espetáculos, intervenções, performances e cortejos dionisíacos e políticos, realizando semanalmente intervenções pelas ruas, praças e feiras da cidade.
Há sete anos realiza o “Sarobá”, um sarau itinerante a céu aberto com artes integradas (teatro, dança, artes visuais, música, literatura, escambo, gastronomia, cultura da infância e cultura popular).
A ação formativa e pública “Seminário Arena Aberta” é um espaço de debate e construção de conhecimento sobre a relação entre arte, cultura e política em espaços abertos dentro do direito à cidade. Ao longo de dez anos foram realizados 42 seminários debatendo a arte e suas várias linguagens e desdobramentos, criando proposições para a cidade que queremos.
O grupo também realiza a ‘Temporada do Chapéu – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Performance, Intervenção a Céu Aberto’, que neste ano de 2016 realizará sua 7º edição.
O grupo é formado pelos atuadores Fran Corona, Ariela Barreto, Moreno Mourão, Renderson Valentim e Fernando Cruz que também coordena o processo de criação, além de um bando de comparsas que produzem as ações do grupo formando um grande coletivo. Se organiza em uma sede compartilhada onde mantém a oficina de teatro de rua “Atos do Ofício”, que é aberta à comunidade com metodologia e estética própria.
Ao longo destes anos, a trupe participou ativamente de vários festivais, circuitos e mostras com espetáculos, performances, cortejos e oficinas pelo Brasil recebendo importantes prêmios e críticas louváveis à sua criação.
O grupo ainda faz parte da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) discutindo estéticas e políticas públicas para arte em espaços abertos no Brasil e na América latina.
Os trabalhos desenvolvidos pela companhia são abertos à toda comunidade e o grupo faz da autogestão seu modo de organização e manutenção. Subsidia suas ações com contribuições dos membros e do público que colabora no chapéu das apresentações nas ruas além de eventuais projetos e prêmios.
Confira a Programação
Mostra de Repertório 10 Anos A Céu Aberto – Teatro e Intervenção de Rua
23 de Agosto
Areôtorare
Local – Praça Ari Coelho – Centro
Horário – 12 horas
Ferro em brasa
Local – Feira do São Chico
Horário 19 horas
24 de Agosto
Tekoha – ritual de vida e morte do deus pequeno
Local – Praça Ari Coelho – Centro
Horário – 12 horas
25 de Agosto
Cabeça de papelão
Local – Saída da Praça Ari Coelho – Centro
Horário – 12 horas
Cortejo de São Genésio – Celebração 10 anos a céu aberto
Local – Bar da dona Carmem – rua Rui Barbosa nº 4488 bairro São Francisco
Horário – Concentração a partir das 18 horas. Saída 20 horas rumo a Casa Vai ou Racha
27 de Agosto
Sarobá Divino Maravilhoso
Teatro – Circo – Dança – Capoeira – Performance – Literatura – Artes Visuais – Artesanato – Gastronomia- Moda-Economia Solidária – Cultura Popular – Arte de Rua- Poesia – Música
Local Orla do São Francisco -14 de Julho esquina Euler de Azevedo
Horário – a partir das 15 horas
Contatos: Fernando Cruz 67 92509336/30435751/33567682
teatroimaginariomaracangalha@gmail.com
facebook > imagináriomaracangalha
blog > imaginariomaracangalha.blogspot.com