Ju Souc Trio encerra turnê estadual com show gratuito em Aquidauana

  • Publicado em 22 out 2025 • por Karina Medeiros de Lima •

  • Mais do que música, o show “Ju Souc Trio” traz à cena uma pauta urgente: o combate à violência contra a mulher e a valorização do protagonismo feminino por meio da arte. A apresentação, que encerra a circulação do projeto por Mato Grosso do Sul, acontece nesta segunda-feira (27), às 19h, no Centro Cultural do Campus da UFMS em Aquidauana, que fica na Unidade III, Rua Pandiá Calógeras, 387, centro da cidade. A entrada é gratuita e a classificação livre.

    Depois de passar por Campo Grande, Naviraí e Ponta Porã, o trio chega a Aquidauana, quarta e última cidade a receber o projeto. Produzido e liderado pela compositora e multi-instrumentista Ju Souc, o grupo é formado ainda por Márcio Alves (percussão) e Willian Ferreira (baixo). O repertório mescla canções autorais, brasilidades e reflexões sociais, mostrando a música como um instrumento de transformação e consciência.

    “A receptividade do público tem sido muito positiva, todos atentos ao que tem sido falado e cantado durante as apresentações. Foram momentos de muita música e reflexão. Acredito que conseguimos atingir o objetivo de levar música nova e cultura de qualidade para novos públicos”, destaca Ju Souc, idealizadora do projeto.

    No palco, a artista desconstrói estereótipos de gênero e provoca o público a refletir sobre igualdade, empatia e respeito. O show é dividido em três partes, transitando entre sonoridades e linguagens, em um formato intimista e envolvente.

    Arte, reflexão e engajamento – Para Ana Graziele Toledo, diretora do Campus da UFMS em Aquidauana, a apresentação carrega uma mensagem poderosa e necessária.

    “A mensagem que o show passa é de música com reflexão. Estamos com muitas expectativas. A arte é veículo para diversas mensagens, e o ser mulher precisa ser discutido diariamente. Todos os caminhos para fomentar o respeito são fundamentais”, afirma.

    A gestora do Campus ressalta ainda o papel da universidade em abrir espaço para a cultura e o diálogo social. “No Campus de Aquidauana procuramos promover mensalmente ações de arte e cultura, convidando não só a comunidade acadêmica, mas também a comunidade externa. Às vezes ouvimos que as pessoas não gostam de determinado gênero musical ou teatral, mas esse ‘não gostar’ muitas vezes vem do não conhecer. Dar acesso é um gesto de amor ao próximo”, reflete a diretora.

    Quanto a expectativa para o evento, Ana Graziele completa. “Esperamos que, durante a apresentação, a comunidade universitária se engaje com a temática — que as mulheres se reconheçam na cena e que os homens se reconheçam como agentes de mudança”.

    Bastidores – Embora celebre brasilidades, ritmos e criações autorais, o projeto também chama atenção para uma dura realidade. O Estado de Mato Grosso do Sul segue entre os estados com os maiores índices de feminicídio do Brasil.

    De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, o MS ocupa a segunda maior taxa nacional de violência contra a mulher, ficando atrás apenas de Mato Grosso. Só até outubro deste ano, já foram registradas 31 mulheres vítimas de feminicídio e em casos de violência doméstica o mês em curso já soma 1.196 ocorrências e os dados são ainda mais alarmantes quanto calculado todos os registros deste ano de violência doméstica que já ultrapassa 17 mil, conforme publicado no site Monitor de Violência Contra a Mulher.
     
    O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, via edital da Fundação de Cultura de MS (FCMS) e Setesc. Mais informações pelo Instagram –  @jusouc.music | @emmuc.produtora.

    Serviço:
    Show Ju Souc Trio – Encerramento da turnê em Aquidauana

    Data: 27 de outubro (segunda-feira)
    Horário: às 19h
    Local: Centro Cultural Campus UFMS Aquidauana
    Endereço: Unidade III – Rua Pandiá Calógeras, 387 – Centro
    Entrada gratuita | Classificação livre

     
    Foto: Marithê do Céu
    Com informações da Assessoria

    Categorias :

    Lei Aldir Blanc

    Veja Também