Obra ressalta importância desse segmento estar incluído nas políticas públicas de Estado e destaca boas iniciativas
Para a leitura e a produção literária crescerem em uma localidade, precisam fazer parte das políticas públicas de Estado. É nisso que acredita o pesquisador e professor Vanderlei dos Santos, que está lançando nesta quinta-feira (21), a partir das 19 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, o livro “A Literatura nas Políticas Públicas de Estado do Brasil e de Mato Grosso do Sul: A Produção, a Circulação e a Promoção da Leitura”, que teve financiamento do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS).
“A motivação da escrita do livro surge a partir da pesquisa acadêmica. Eu tinha feito na graduação pesquisa sobre política cultural para Mato Grosso do Sul de forma geral, abarcando todos os segmentos artísticos e culturais do Estado, e durante o processo de pesquisa já havia identificado que estudos nessa área da literatura eram muito raros de se identificar. Por conta dessa lacuna, decidi fazer a pesquisa”, explica o autor.
Para Vanderlei, o incentivo à leitura e à escrita abre as portas do conhecimento e proporciona recursos, tanto para estudantes como para a sociedade em geral. “Eu penso que o livro é o registro daquilo que nós produzimos, daquilo que a sociedade fez ou de como ela foi. Todos nós, em nosso processo de formação, precisamos saber como a sociedade caminhou, como se comportou, e é isso que o livro nos dá. Ler é conhecer a própria história, e conhecendo o que já se fez vai se conseguir pensar e projetar um futuro para você e para a sociedade como um todo. A leitura não é uma tarefa só das matérias de Literatura ou Língua Portuguesa, é de todas as disciplinas, pois todas dependem dela”, resume.
A obra trata da importância da produção e da circulação literária e da promoção da leitura como políticas públicas de Estado, ou seja, a partir de projetos que contam com apoio e recursos do governo, seja ele estadual ou federal. “Acredito que de maneira geral a gente tem tido resultados bastante positivos, tem desafios a serem enfrentados, mas é a partir do fomento que os produtores terão condições de alavancar a economia criativa e caminhar com as próprias pernas”, detalha Vanderlei.
Em Mato Grosso do Sul, um dos destaques é justamente a iniciativa que agora financia o livro, o Fundo de Investimentos Culturais, responsável pela produção e circulação de milhares de obras desde sua criação, em 2002. O local escolhido para o lançamento do livro também é uma iniciativa de destaque, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, que conta com um acervo com mais de 44 mil publicações, entre periódicos, livros e obras raras, disponíveis para consulta e empréstimo, incluindo muitos livros regionais. “Tudo isso é um resultado prático do que o livro apresenta. Entender o que já foi feito e como foi feito ajuda a argumentar para pleitear determinadas políticas”, complementa o autor.
Serviço: O livro “A Literatura nas Políticas Públicas de Estado do Brasil e de Mato Grosso do Sul: A Produção, a Circulação e a Promoção da Leitura”, do pesquisador e professor Vanderlei dos Santos, publicada pela Life Editora, será lançado nesta quinta-feira (21), a partir das 19 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, que fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 559 – Centro (térreo). Evento aberto ao público e com entrada gratuita.
Com informações da assessoria.