No sábado, Márcio de Camillo apresenta poesias de Mário Quintana no CMU
Na noite desta sexta-feira (23), o Festival de Inverno de Bonito foi palco de uma emocionante apresentação do espetáculo “Crianceiras”, idealizada pelo cantor e compositor Márcio de Camillo. A performance, no Centro de Múltiplo Uso (CMU), foi uma homenagem ao poeta Manoel de Barros e fez parte do Bonitinho, o circuito de esporte e lazer do festival dedicado ao público infantil.
O projeto “Crianceiras” nasceu em 2012, em Campo Grande, com o objetivo de aproximar as crianças da poesia por meio da música. Desde então, o espetáculo já realizou mais de 500 apresentações em escolas públicas, privadas e eventos culturais em todo o Brasil, impactando mais de meio milhão de crianças. Com sua abordagem flexível e lúdica, o projeto se adapta a diferentes formatos e públicos, sempre com foco na acessibilidade e inclusão.
Durante a apresentação de sexta-feira, no Festival de Inverno de Bonito, o público foi conduzido por um universo lúdico, no qual as palavras de Manoel de Barros ganharam vida por meio da música de Márcio de Camillo. A plateia, composta por crianças e famílias, foi cativada por canções que exploram a simplicidade e a beleza do cotidiano e da natureza, características marcantes da obra do poeta. A meninada dançou e deu gostosas risadas com personagens como o Jacaré Sabastião, o Caranguejo muito se achante e Bernardo, o menino que era quase uma árvore.
Daniele Rodrigues, moradora de Bonito, levou sua filha Maitê, de 3 anos, para assistir ao espetáculo. “Trouxe pra ela se divertir e aproveitar. Como o Festival acontece uma vez por ano, foi uma oportunidade que não quis deixar passar e quis trazê-la para conhecer e participar”, comentou Daniele, destacando a importância de inserir a filha no universo cultural desde cedo.
Leide Carvalho, professora, também estava presente com suas netas, Cecília e Sofia, de 9 e 8 anos. Para Leide, o “Crianceiras” é uma oportunidade única de enriquecer a formação cultural das crianças. “Quero incentivá-las agora a ler e curtir poesia, porque é gostoso e um atrativo super legal para a idade delas”, afirmou. Ela também ressaltou como o espetáculo fez surgir novas ideias para o trabalho educacional que executa e que a inspirará a realizar diversas atividades no cotidiano com seus alunos. “Estou imaginando que posso incorporar essas brincadeiras poéticas ao nosso dia a dia na escola. Falta muito disso, esse lúdico que ajuda as crianças a memorizar e se encantar com a cultura.”
Cecília, a neta mais velha de Leide, expressou sua surpresa e alegria com a apresentação. “Não conhecia os poemas do Manoel de Barros, mas achei muito legal. A música das palavras foi a que mais gostei, porque mostra como as palavras podem virar brinquedo. É muito educativo também para as crianças,” disse a menina, que agora se sente inspirada a ler e, quem sabe, escrever seus próprios poemas.
Já Sofia, a neta mais nova, se encantou com a música do caranguejo, um dos momentos mais divertidos do espetáculo. “Achei bem legal. A música do caranguejo foi a minha favorita. E agora vou começar a ler poesia também, quem sabe até escrever alguma sobre a minha gata, Mimi,” comentou.
Neste sábado, o “Crianceiras” retorna ao palco com uma nova homenagem, desta vez ao poeta Mário Quintana. O espetáculo continua a integrar a programação do Bonitinho, que desde quinta-feira (22) oferece uma série de atividades culturais e recreativas voltadas para as crianças e suas famílias. O circuito, que se estende até domingo (25), reafirma o compromisso do Festival de Inverno de Bonito em promover a cultura de forma inclusiva, lúdica e educativa.
O Festival de Inverno de Bonito continua com sua programação ao longo dos próximos dias, promovendo uma série de atividades culturais que visam fortalecer a conexão entre a arte e a comunidade local, garantindo o acesso democrático à cultura em diferentes espaços da cidade. Para conferir a programação completa, acesse aqui.
Evelise Couto, Festival de Inverno de Bonito
Fotos: Marithê do Céu