Nesta quinta, projeto Ju Souc Trio chega a Naviraí com música e protagonismo feminino

  • Publicado em 30 set 2025 • por Karina Medeiros de Lima •

  • Com entrada gratuita e classificação livre, o show será realizado no campus da UFMS em Naviraí.

    O projeto Ju Souc Trio chega a Naviraí nesta quinta-feira (2), às 21h, no Câmpus da UFMS (Rodovia MS 141, Km 04, Saída para Ivinhema), trazendo brasilidades, música autoral e um forte viés de consciência social. A iniciativa integra a circulação por quatro cidades do Estado – Campo Grande, Ponta Porã, Naviraí e Aquidauana.

    Produzido e liderado pela compositora e multi-instrumentista Ju Souc, o trio conta ainda com Márcio Alves de Jesus (percussão) e Willian Ferreira (baixo). Na última terça-feira (23), Campo Grande sediou o lançamento oficial do projeto que foi promovido no Teatro Glauce Rocha (UFMS), dentro da programação do Festival Mais Cultura, da UFMS.

    “Tivemos uma receptividade incrível por parte do público. Esse foi o ponto de partida de uma circulação que busca descentralizar a arte e abrir espaço para pautas urgentes como a valorização da mulher e o combate à misoginia – que é o ódio direcionado às mulheres”, explica a idealizadora do projeto, Ju Souc.

    A artista enfatiza que o “Ju Souc Trio” é mais que uma apresentação musical, vem como forma lúdica de desconstruir estereótipos de gênero e de ampliar a representatividade feminina na música. “Quero levar ao público canções autorais que desmistificam paradigmas da música sul-mato-grossense. O show é leve e intenso ao mesmo tempo. São três pessoas, vários instrumentos no palco. Eu toco piano, violão, guitarra, bateria e canto. Haverá clássicos, composições inéditas. Mais do que música, é a oportunidade de mostrar que mulheres podem ser livres para construir suas próprias narrativas, que vai além da beleza feminina, sem a necessidade de objetificação do corpo”, afirma.

    Para o professor Marco Antônio Costa, diretor do campus da UFMS em Naviraí, a chegada do projeto representa um marco importante na oferta cultural do município. “Aqui no interior, a arte cria pertencimento. Trazer esse show para Naviraí significa também descentralizar a cultura, mostrar que é possível viver cultura diversificada longe dos grandes centros. É alimentar alma, pensamento e consciência”, avalia.

    Marco Antônio também reforça o papel estratégico da UFMS na democratização da arte. “A Universidade tem sido parceira de artistas em projetos por entender que educação não se resume à sala de aula, a formação cultural é um ótimo caminho. Quando recebemos artistas como a Ju Souc, oferecemos à comunidade acadêmica e a população em geral uma experiência que abre horizontes, que desperta. É também um ato político porque afirma que o interior tem direito à diversidade cultural e que a arte pode ser ferramenta de transformação social”.

    O projeto é realizado com recursos da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, do MinC – Ministério da Cultura – e Governo Federal, por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado. Informações sobre o projeto pelo Instagram (@jusouc.music).

    Bastidores – Embora celebre brasilidades, ritmos e criações autorais, o projeto também chama atenção para uma dura realidade. O Estado de Mato Grosso do Sul segue entre os estados com os maiores índices de feminicídio do Brasil.

    De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, o MS ocupa a segunda maior taxa nacional de violência contra a mulher, ficando atrás apenas de Mato Grosso. Só até setembro deste ano, já foram registradas 28 mulheres vítimas de feminicídio e 1.675 casos de violência doméstica, conforme publicado no site Monitor de Violência Contra a Mulher.

    Serviço:
    Projeto Ju Souc Trio – Shows


    Naviraí – 02 de outubro (quinta-feira), 21h – Campus UFMS
    Ponta Porã – 03 de outubro (sexta-feira), 19h30 – Fronteira Criativa
    Entrada gratuita | Classificação livre
     
    Foto: Marithê do Céu
     
    Com informações da Assessoria
     

    Categorias :

    Lei Aldir Blanc

    Veja Também