Nota de Falecimento

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, setembro 8, 2021 as 17:59 | Voltar

Franquito, o Pastor Franco, nasceu em Aquidauana em 1947 e faleceu em São Caetano (SP) onde morava, ele contribuiu muito para a música de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, do Brasil e também do Paraguai!

Filho de pais paraguaios, Nestor Franco e Ladisla Vila Maior, com o nome de Pastor Franco, Franquito nasceu em 30 de março de 1947, em Aquidauana. Seu pai, Nestor Franco e iniciador da arte, deu a ele todas as influencias da música guarani.

Franquito começou a cantar com a idade aos 5 anos de idade e fez sua primeira atuação na Z.Y.X 20 Rádio Difusora. Mais tarde foi para Campo Grande para cantar na P.R.I 7 Rádio Cultura.

Nessa época, surge a sua primeira conquista, quando desobedeceu uma ordem de sua mãe, Ladisla, e apresentou-se em um circo. Do sucesso de sua atuação, recebeu um cachê de 800 cruzeiros e foi correndo, chorando de contente, entregar o dinheiro à sua mãe.

Em 1957 foi contratado para atuar no Teatro Municipal de Assunção, no Paraguai. Lá realizou 20 apresentações de sucesso notável. Em seguida, cumpriu outros compromissos na Rádio Nacional em cadeia com a Rede de Emissoras Paraguaias.

Tão depressa, a Copacabana Discos teve conhecimento da existência no Paraguai de tão interessante artista brasileiro, enviou a Assunção um emissário para contratá-lo.

A partir do primeiro lançamento do primeiro LP pela Copacabana Discos, Franquito se tornou uma estrela em todo o Brasil, com uma intensa escala de shows em teatros, circos e salas de cinemas.

E em todos os lugares, ele se apresentava como o menino prodigioso que nasceu na Princesa do Sul, Aquidauana, ainda no antigo Mato Grosso, antes da Divisão do Estado.

Diante desta perda irreparável, nos solidarizamos com amigos e familiares neste momento tão difícil.

Publicado por: jgribeiro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.