Oficina gratuita de fotografia vai atender nova turma no Jardim Noroeste

Categoria: FIC, Fotografia, Oficinas | Publicado: terça-feira, agosto 10, 2021 as 14:21 | Voltar

Campo Grande (MS) - Tem início nesta terça-feira, 10 de agosto, a segunda turma da Oficina Nosso Olhar - Fotografia para a Cidadania, realizada com crianças do Jardim Noroeste. Estão inscritas no projeto 70 participantes de 7 a 15 anos. Os encontros acontecem na sede da Associação Amigos de Maria, de terça a quinta-feira (10 a 12 de agosto).

O entusiasmo da primeira semana de aulas promete se repetir com a nova turma, que experimentará diferentes vivências com o universo da fotografia no projeto das fotógrafas Elis Regina Nogueira e Vânia Jucá. O Nosso Olhar foi um dos selecionados pelo Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul na edição 2019, realizado agora em razão da pandemia e cumprindo todos os requisitos de biossegurança. 

Uma palestra de acadêmicos do Curso de Geografia da FAENG - UFMS insere os alunos na observação das paisagens e imagem cotidiana do local onde vivem. 

A oficina é uma oportunidade para a garotada descobrir de forma lúdica como a fotografia é formada pelo olhar humano, a partir dos experimentos com a câmera escura, considerada a primeira descoberta da fotografia. A imagem invertida é formada a partir dos feixes de luz que entram por um pequeno orifício em uma das paredes, intrigando e divertindo a criançada. Já com o zootrópio, um tambor giratório com frestas em sua circunferência, elas experimentam a ilusão de movimento que é base da criação das animações. 

As crianças também são apresentadas a componentes do mundo da fotografia como negativos, diferentes câmeras fotográficas e claro, as possibilidades a partir do uso das câmeras de celulares. 

As oficinas acontecem das 14h às 17h, com intervalo para lanche fornecido pelo projeto. Álcool gel, máscaras e camisetas integram os kits entregues gratuitamente às crianças de todas turmas. A Associação Amigos de Maria, onde está instalada a sala de aula, fica na rua Indianápolis 2020, no Jardim Noroeste.

Acompanhe mais notícias sobre esse projeto em @projeto.nossoolhar

Foto: Ricardo Gomes

Publicado por: Karina Medeiros de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.