Pantanal Film

 

A Pantanal Film é uma entidade pública que pretende promover o audiovisual regional e atrair produções de outras regiões para filmar no Mato Grosso do Sul. A comissão integra o organograma da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e está vinculada à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, sendo regulamentada pelo Decreto-Lei Estadual n. 14.056 de 13/10/14. 

___________________

O que é uma Film Commission?

 

É uma organização público-privada, sem fins lucrativos, que se propõe a ajudar os profissionais da área audiovisual local e atrair equipes de produções audiovisuais de outras regiões para filmar em seus territórios de atuação.

___________________

 

Cadastro de profissionais

 

Acesse aqui o formulário de cadastro dos profissionais do Audiovisual sul-mato-grossense. As informações são destinadas ao catálogo de profissionais que visa funcionar como um banco de dados para produções locais ou de outras regiões.

 

 

Cadastro de produtoras

 

Acesse aqui o formulário de cadastro das produtoras do Audiovisual sul-mato-grossense. As informações são destinadas ao catálogo de profissionais que visa funcionar como um banco de dados para produções locais ou de outras regiões.

 

 

Cadastro de estudantes

 

Acesse aqui o formulário de cadastro dos estudantes de Audiovisual sul-mato-grossense. As informações são destinadas ao catálogo de profissionais que visa funcionar como um banco de dados para produções locais ou de outras regiões.

 

Cadastro de profissionais / produtoras / estudantes

___________________

 

Notícias

 

Pantanal Film abre cadastro para catálogo de profissionais, estudantes e produtoras do Audiovisual sul-mato-grossense

Mesa no Bonito CineSur destaca a importância das Film Commissions para a cultura e o turismo

___________________

 

A Film Commission MS – Artigo para a revista digital da plataforma MS Cultural

 

Uma das frentes de trabalho da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul é a Film Commission MS. A comissão promove o audiovisual regional e busca atrair produções de outras regiões para filmar no Mato Grosso do Sul. A instituição foi regulamentada pelo Decreto-Lei Estadual n. 14.056 de 13/10/14 e agora passa por uma reformulação mas, e aí, você sabe o que é uma film commission e o que ela faz, de fato?

Basicamente é uma comissão de filmagem regulamentada por órgãos públicos, algumas configuradas como parcerias público-privadas, cada qual com sua regimentação interna. No Brasil, a maioria é municipal, quase sempre nas grandes capitais. No Mato Grosso do Sul, o governo estadual decidiu criar em 2014 uma comissão que atendesse o audiovisual em todo o estado, tornando a Film Commission MS um dos raros casos em que o órgão atende por todo o estado.

Quando se fala em film commission, se entende que é uma organização que auxilia produtores audiovisuais a buscarem determinada locação para filmagem em uma região. No Mato Grosso do Sul temos um exemplo histórico desse tipo de iniciativa antes mesmo da divisão do estado em 1977. Em 1974, o diretor Ozualdo Candeias filmou “Caçadas Sangrentas” no antigo Mato Grosso. Um dos produtores foi o ator David Cardoso que, na época, mostrou para o Brasil o estado nas telas antes da divisão que estava por vir.

Entre as locações que aparecem no filme estão o estádio Morenão, a 14 de Julho, o Hotel Campo Grande, Dourados e Corumbá, todas indicadas por David Cardoso. Ele fez o mesmo para o filme “Corpo e Alma de Mulher” em 1983, filmando em locações em Ponta Porã e no Paraguai, bem na região de fronteira. Quando a Rede Manchete procurava locações no Pantanal para filmar a novela de sucesso em 1990, David Cardoso ajudou a equipe e o diretor Jayme Monjardim a escolher as fazendas ideais para as filmagens. O astro pode ter ficado de fora da novela, como conta a biografia escrita por Henrique de Medeiros, mas seu trabalho fez toda a diferença para a produção.

A atuação de David Cardoso como intermediário entre as produções e governo e responsáveis pelas locações pelo estado servem de exemplo para o que uma film commission pode fazer: apresentar locações para os produtores fazerem as filmagens. É esse o propósito das comissões pelo mundo, levar os cineastas para as locações que melhor atendem as necessidades da produção. Seja um casarão histórico como o Hotel Gaspar em Campo Grande ou um porto como o de Corumbá, a film commission tem por tarefa intermediar o contato entre produtores de audiovisual e o governo, as instituições ou até mesmo o dono de um determinado imóvel.

Da próxima vez que você assistir a um filme e você ver uma bela paisagem, uma construção exótica ou mesmo a parte natural de um cenário fictício como a Terra Média de Tolkien, pode ter certeza que a escolha da locação provavelmente foi intermediada por uma film commission. O bacana é notar casos como o do próprio David Cardoso que, indiretamente, acabou registrando parte da nossa história em seus filmes. E essa é a função de uma film commission, levar produtores a conhecer e registrar nossa terra e suas belezas.

 

Artigo escrito por Daniel Rockenbach

(Link para a revista MS Cultural)

___________________

Secretaria Executiva

 

Ana Paula Ostapenko – asouza@fcms.ms.gov.br

Daniel Rockenbach

Alexandre Sogabe (Museu da Imagem e do Som de MS) – mis.de.ms@gmail.com

Melly Sena (Gerente de Patrimônio) – msena@fcms.ms.gov.br

___________________

 

Fale conosco

 

(67) 3316-9157  / pantanalfilmcommission@gmail.com

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.